Os processos formativos da licenciatura em educação do campo: novos e outros saberes e fazeres evidenciados pelos/nos cadernos da realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31764

Resumo

O texto reflete a produção dos saberes dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo no que tange aos seus processos formativos, tomando como fonte os Cadernos da Realidade, uma mediação pedagógica fundamental no processo metodológico da Pedagogia da Alternância. Baseia-se no pensamento de Marc Bloch (2001), Carlo Ginzburg (2002, 2007a, 2007b) para operar a partir da multiplicidade de fontes e da necessidade de interrogação das mesmas para a produção da narrativa histórica, que se constitui por meio do mergulho nas fontes estudadas de forma, ao mesmo tempo rigorosa e flexível. Nessa perspectiva, trata-se de buscar nos Cadernos da Realidade indícios e sinais que possibilitam a compreensão dos processos formativos dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Espírito Santo. Os resultados apontam que os Cadernos da Realidade, tomados numa leitura questionadora e interrogativa, mostram-se como portas de entrada – ou por vezes, frestas ou fendas – que permitem refletir sobre as inúmeras experiências históricas, sociais e culturais ligadas as diferentes realidades dos sujeitos do campo e que são imprescindíveis de serem exploradas quando pensadas na construção de uma educação que dialogue com tais experiências.

Palavras-chave: Educação do campo; Pedagogia da Alternância; Caderno da Realidade; Formação Docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia (2004) e História (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE). É professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Alessandro da Silva Guimarães, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Bacharelado (2005) e licenciatura plena (2005) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Especialização nas áreas de Ciências Humanas e Sociais (2006) e Filosofia e Psicanálise (2012). Mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal do Espírito Santo lotado no Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS- Centro de Educação), atuando como docente e pesquisador no curso de licenciatura em educação do campo.

Downloads

Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil