Revisitando os processos de criação da Licenciatura em Educação do Campo – campus Goiabeiras da Ufes:

um resgate histórico de conquistas e desafios

Autores

Resumo

Este artigo busca reunir memórias e discutir os processos de constituição do curso de Licenciatura em Educação do Campo – campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo. Os relatos apresentados são parte de uma pesquisa sobre os desafios da permanência estudantil neste curso, cuja formação multidisciplinar por área de conhecimento e em alternância de tempos e espaços formativos torna-se desafiadora diante da configuração tradicional do Ensino Superior brasileiro. O referencial teórico-metodológico dialoga com os estudos de Paulo Freire e com teóricos da educação popular e da Educação do Campo. Partindo da perspectiva da pesquisa participante, a produção de dados para os registros aqui destacados contou com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a realização de entrevistas com alguns docentes que fizeram parte do movimento para a criação desta Licenciatura. Os dados apontam a complexidade da construção de um curso que propõe rupturas na educação superior e a democratização das relações de saber.

Palavras-chave: Ensino Superior. Formação de professores. Licenciatura em Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Gonçalves Duarte, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Assistente em administração no Centro de Educação da UFES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF - UFES).

Débora Monteiro do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com atuação na Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF).

Downloads

Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil