Revisitando os processos de criação da Licenciatura em Educação do Campo – campus Goiabeiras da Ufes:
um resgate histórico de conquistas e desafios
Resumo
Este artigo busca reunir memórias e discutir os processos de constituição do curso de Licenciatura em Educação do Campo – campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo. Os relatos apresentados são parte de uma pesquisa sobre os desafios da permanência estudantil neste curso, cuja formação multidisciplinar por área de conhecimento e em alternância de tempos e espaços formativos torna-se desafiadora diante da configuração tradicional do Ensino Superior brasileiro. O referencial teórico-metodológico dialoga com os estudos de Paulo Freire e com teóricos da educação popular e da Educação do Campo. Partindo da perspectiva da pesquisa participante, a produção de dados para os registros aqui destacados contou com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a realização de entrevistas com alguns docentes que fizeram parte do movimento para a criação desta Licenciatura. Os dados apontam a complexidade da construção de um curso que propõe rupturas na educação superior e a democratização das relações de saber.
Palavras-chave: Ensino Superior. Formação de professores. Licenciatura em Educação do Campo.
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