A Educação Ambiental no currículo da escola do campo: propostas pedagógicas de uma Escola Família Agrícola

pedagogical proposals of a Agricultural Family School

Autores

  • Fernanda Tesch Coelho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcos da Cunha Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Franklin Noel dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.30771

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar como a Educação Ambiental está presente nas propostas curriculares e na prática de uma Escola Família Agrícola no norte do estado do Espírito Santo. A metodologia adotada atribui à pesquisa um caráter qualitativo do tipo etnográfico utilizando-se de três procedimentos para a obtenção de dados: observação participante, análise de documentos e entrevista semiestruturada. Os documentos analisados foram Projeto Político Pedagógico, o Planejamento de Atividades Anual e o Plano de Ensino da Escola Família Agrícola. As entrevistas foram realizadas com 11 estudantes da 3ª e 4ª série do ensino médio/técnico-profissionalizante. Os resultados apontam que, dentro das propostas curriculares da Escola Família Agrícola, a Educação Ambiental se apresenta de forma indissociável das questões educacionais e cotidianas dos estudantes do campo. A temática ambiental é trabalhada dentro das diversas áreas de conhecimento escolar, disciplinas técnicas e em forma de projetos, feitas através de reflexões complexas sobre o contexto ambiental, social e político enfatizando sempre as consequências que a ação do homem gera sobre a terra no município, região e mundo. Deste modo, conclui-se que a Educação Ambiental encontra-se diluída nas propostas curriculares e na prática pedagógica da Escola Família Agrícola no norte do Espírito Santo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Tesch Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2015), especialista em Educação do Campo (2016) pela Multivix - Campus São Mateus, mestrado em Ensino na Educação Básica (2017) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES). Atuou como professora substituta no CEUNES/UFES no período de 2018 a 2020. Atualmente, atua como professora contratada do ensino fundamental e médio pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU) do estado do Espírito Santo.

Marcos da Cunha Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado em Entomologia/Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Entomologia/Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atua no ensino superior desde 2001 e atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus onde coordena o Laboratório de Educação Ambiental do Núcleo de Práticas Pedagógicas em Biologia. Na UFES também é coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Entre 2009 e 2013 atuou como professor adjunto no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) onde fundou e foi tutor do Programa Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais e orientou no Programa de mestrado em Gestão de Políticas Públicas. Desenvolve pesquisa e extensão em Ecologia, Educação ambiental e Ensino de ciências e Biologia.   Franklin Noel dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Franklin Noel dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Pós-doutor pela Universidade Federal do Pará/Petrobras. Doutor em Biociências Nucleares pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Mestre me Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE.

Downloads

Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil