A Educação Ambiental no currículo da escola do campo: propostas pedagógicas de uma Escola Família Agrícola
pedagogical proposals of a Agricultural Family School
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.30771Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar como a Educação Ambiental está presente nas propostas curriculares e na prática de uma Escola Família Agrícola no norte do estado do Espírito Santo. A metodologia adotada atribui à pesquisa um caráter qualitativo do tipo etnográfico utilizando-se de três procedimentos para a obtenção de dados: observação participante, análise de documentos e entrevista semiestruturada. Os documentos analisados foram Projeto Político Pedagógico, o Planejamento de Atividades Anual e o Plano de Ensino da Escola Família Agrícola. As entrevistas foram realizadas com 11 estudantes da 3ª e 4ª série do ensino médio/técnico-profissionalizante. Os resultados apontam que, dentro das propostas curriculares da Escola Família Agrícola, a Educação Ambiental se apresenta de forma indissociável das questões educacionais e cotidianas dos estudantes do campo. A temática ambiental é trabalhada dentro das diversas áreas de conhecimento escolar, disciplinas técnicas e em forma de projetos, feitas através de reflexões complexas sobre o contexto ambiental, social e político enfatizando sempre as consequências que a ação do homem gera sobre a terra no município, região e mundo. Deste modo, conclui-se que a Educação Ambiental encontra-se diluída nas propostas curriculares e na prática pedagógica da Escola Família Agrícola no norte do Espírito Santo.
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