O protagonismo e as práticas pedagógicas dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo no contexto do território ribeirinho da Amazônia paraense tocantina

Autores

  • Jenijunio Dos Santos Universidade de Brasília
  • Mônica Castagna Molina

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31839

Resumo

Tendo como parâmetro as dimensões da formação da Licenciatura em Educação do Campo- LEdoC: a docência, a gestão dos processos educativos escolares e a gestão dos processos educativos comunitários, bem como a formação de intelectuais comprometidos com a luta e a resistência dos territórios do campo, averígua-se as práticas dos egressos, da referida Licenciatura, do campus Abaetetuba, diretamente nos seus locais de atuação. Para efeito das análises buscou-se o aporte epistemológico do Materialismo Histórico Dialético, e como método a Pesquisa Participante e as técnicas Roda de Conversa; aplicação de formulários e realização de entrevistas. Concluiu-se  que o Curso de Licenciatura em Educação do Campo de Abaetetuba, na contradição inerente ao movimento da realidade e mediado por uma práxis emancipatória, tem formado educadores que, pela prática pedagógica, produção do conhecimento e engajamento em lutas sociais, está contribuindo  com os processos de resistência ao avanço do capital na Amazônia tocantina.

Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo. Território Ribeirinho. Práticas pedagógicas. Educação do Campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jenijunio Dos Santos, Universidade de Brasília

Doutor em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador Pedagógico na Rede municipal de educação de Belém e professor no curso de formação de professores do Centro Universitário Fibra (Belém). 

Mônica Castagna Molina

Doutora em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB) e pós- doutorado em Educação (Unicamp) Professora Associada da UnB, da Licenciatura em Educação do Campo, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural – PPG-Mader.

Downloads

Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil