O protagonismo e as práticas pedagógicas dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo no contexto do território ribeirinho da Amazônia paraense tocantina
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31839Resumo
Tendo como parâmetro as dimensões da formação da Licenciatura em Educação do Campo- LEdoC: a docência, a gestão dos processos educativos escolares e a gestão dos processos educativos comunitários, bem como a formação de intelectuais comprometidos com a luta e a resistência dos territórios do campo, averígua-se as práticas dos egressos, da referida Licenciatura, do campus Abaetetuba, diretamente nos seus locais de atuação. Para efeito das análises buscou-se o aporte epistemológico do Materialismo Histórico Dialético, e como método a Pesquisa Participante e as técnicas Roda de Conversa; aplicação de formulários e realização de entrevistas. Concluiu-se que o Curso de Licenciatura em Educação do Campo de Abaetetuba, na contradição inerente ao movimento da realidade e mediado por uma práxis emancipatória, tem formado educadores que, pela prática pedagógica, produção do conhecimento e engajamento em lutas sociais, está contribuindo com os processos de resistência ao avanço do capital na Amazônia tocantina.
Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo. Território Ribeirinho. Práticas pedagógicas. Educação do Campo.
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