Educação do campo e sua trajetória no ensino em Pau dos Ferros – RN

Autores

  • Geralda Maria de Bem CMEI Djalma de Freitas Nobre
  • Cícero Nilton Moreira da Silva Universidade Estadual do Rio Grande Norte

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31844

Resumo

Considerando que os sujeitos precisam pensar o mundo a partir do lugar de onde vivem, e sendo o campo seu lugar de fala, é nele que eles devem ser educados como sujeitos de história, vinculados às lutas sociais. Evidentemente que a identidade das escolas do campo tem como pressuposto questões inerentes à sua realidade, levando em consideração os saberes próprios dos educandos, bem como sua forma de pensar o mundo e saber escutar o outro diante das suas particularidades. Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória do ensino nas escolas com turmas multianos situadas no campo pauferrense (RN). Adotamos como abordagem metodológica, a pesquisa bibliográfica, estudando os autores: Caldart (2011), Arroyo, Caldart e Molina (2011,) Vendramini (2007), Fernandes (1999), Souza (2012), bem como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do Campo, dentre outras referências que abordam a temática em estudo. Em síntese, este trabalho nos evidenciou a necessidade de aprofundarmos nossa reflexão acerca da Educação do Campo e os aspectos que permeiam o ensino nas escolas com turmas multianos, visto que o campo é um espaço vivo. É nele que os sujeitos se mobilizam, produzindo uma dinâmica social e cultural, tendo a educação e a escola como foco de debate dessa dinâmica educativa dos diversos povos do campo.

 

Palavras-chave: Educação do Campo. Turmas multianos. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geralda Maria de Bem, CMEI Djalma de Freitas Nobre

Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Professora da Secretaria Municipal de Educação de Pau dos Ferros – Brasil; Pesquisadora e técnica do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NuGAR-UERN.

Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Brasil; Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE); Pesquisador

Downloads

Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil