O Supervisor Escolar como articulador do currículo na Escola do Campo

Autores

  • Verônica Resendes Santos Grupo de Pesquisa em Memória, Identidade, Territorialidade, Educação do/no Campo e Espaços de Sociabilidade - UNEB - DEDC CAMPUS VIII

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31786

Resumo

Resumo: Partindo do pressuposto de que o currículo oferece uma visão global e sistêmica do processo de ensino e que ele envolve todas as experiências de aprendizagem proporcionadas aos discentes em âmbito escolar, a discussão proposta neste estudo tem como objetivo analisar e problematizar as implicações da supervisão escolar no processo de desenvolvimento do currículo em uma escola do campo no município de Paulo Afonso/BA. A pesquisa é de abordagem qualitativa e caracteriza-se como descritiva e explicativa, tendo como sujeito a supervisora da instituição de ensino e como método para a obtenção dos dados uma entrevista semiestruturada. Os resultados do estudo permitem compreender que a supervisora escolar exerce a função de articuladora da reflexão coletiva a respeito do currículo na instituição de ensino e organiza as ações necessárias para a implementação da BNCC e sua articulação com a proposta pedagógica, porém reconhece a necessidade de aprofundar a discussão sobre a Educação do Campo.

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Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil