Agroecologia: estratégia de luta para fortalecimento e resistência da Juventude Camponesa

estrategia para luchar por el fortalecimiento y la resistencia de la juventud campesina.

Autores

  • Lílian Souza Conceição Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rosineide Pereira Mubarack Garcia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31824

Resumo

A Agroecologia é uma categoria teórica fundante para se pensar o campo brasileiro a partir do projeto de campo da classe trabalhadora. Enquanto o capitalismo agrário impõe uma relação devastadora sobre o campo, a Agroecologia constrói uma nova forma de fazer agricultura, que tem como centralidade a vida, fundamentada na agricultura camponesa, na socialização da propriedade da terra, na diversidade cultural, na preservação dos recursos naturais que servem de base à reprodução econômica e social dos camponeses, na produção de alimentos saudáveis, em sistemas de produção diversificados, na valorização do saber popular e articulação deste com o conhecimento científico, no estabelecimento de novas relações no campo que sejam socialmente justas, economicamente viável e culturalmente autêntica. Diante dos dois projetos que se apresentam em disputa no campo brasileiro, Agroecologia e Agronegócio, é imprescindível a formação dos jovens camponeses nessa importante categoria teórica, a Agroecologia. Este segmento que tem se mostrado cada vez mais importante na continuidade da luta dos trabalhadores do campo e na permanência do território camponês. Sendo assim, é preciso avançar na aproximação entre as escolas do campo e a Agroecologia diante da potencialidade e importância política, social, cultural e econômica deste tema. Neste contexto, este artigo tem como objetivo colocar em evidência a necessidade e a importância da formação da Juventude Camponesa em Agroecologia, um projeto da classe trabalhadora, que se constitui em um importante alicerce para a construção da agricultura camponesa capaz de confrontar o agronegócio, que tem gerado a destruição do território camponês.

Palavras-chave: Agroecologia; Educação do Campo; Juventude e Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian Souza Conceição Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Educação do Campo (2020) e Especialista em Educação no Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014). Licenciada em Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atua como professora de Biologia da Rede Estadual de Ensino da Bahia. 

Rosineide Pereira Mubarack Garcia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação/UFBA (2008), Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências/UFBA (2004), Especialista em Psicopedagogia aplicada ao Desenvolvimento de Recursos Humanos/CEPOM (1997) e Pedagoga/FEBA (1995). Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (CFP/UFRB) e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (CCAAB/UFRB) e Licenciatura em Biologia (CCAAB/UFRB).

Downloads

Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil