Formação continuada de educadores e gestores da Escola do Campo José Paim de Oliveira: reflexões e significados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31653

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da formação continuada desenvolvida com um grupo de educadores e gestores de uma Escola do Campo da Rede Municipal de Santa Maria/ RS. A amostra foi composta por oito participantes. O instrumento utilizado na coleta foi aplicação de questionários antes e após os encontros de formação. O tipo de pesquisa configura-se como um estudo de caso comparativo. Os resultados apontaram que, após a formação continuada, foi possível observar que pontos importantes referentes à prática docente foram repensados. Desse modo, os educadores refletiram sobre as suas concepções de escola, de currículo e de aspectos relevantes sobre as suas práticas pedagógicas, decorrendo na criação de novos caminhos para atuação na escola e na comunidade. Isto foi possível observar por meio de maior ampliação do planejamento de ações interdisciplinares contextualizadas na construção de um projeto coletivo que valoriza os saberes, a história e as contribuições de todos os sujeitos que fazem parte da escola na busca por contemplar a diversidade do Campo.

Biografia do Autor

  • Jaqueline da Costa Braz, UNIVERSIDADE fRANCISCANA UFN

    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras Imaculada Conceição (1990). Pós Graduação em Educação Infantil e Gestão Escolar. Atualmente é Coordenadora Pedagógica - JOSÉ PAIM DE OLIVEIRA, Prefeitura Municipal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos, UNIVERSIDADE FRANCISCANA UFN

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (1989), Especialista em Alfabetização e Gestão Educacional (UFSM). Mestre (2007) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2013).  Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana. Atua como membro do colegiado do Mestrado em Ensino Humanidades e Linguagens da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Docente; Currículo; Formação de Professores, Alfabetização e Cultura Escrita, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Políticas Educacionais e Gestão Escolar. Pedagogia Universitária.

  • Janaína Pereira Pretto Carlesso, UNIVERSIDADE FRANCISCANA UFN

    Possui graduação em Psicologia pela UNIFRA atual (UFN); Especialista em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação pela (UFSM); Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela (UFSM). ;Na Universidade Franciscana (UFN) atua como professora adjunta no curso de graduação em Psicologia, na pós-graduação em Neurociência do Desenvolvimento e da Cognição e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). Tem experiência na área de Psicologia Clínica/Hospitalar/Jurídica e na área da pesquisa tem enfoque em temáticas que envolvem Psicologia com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Focada em Esquemas, Ensino, Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas, Saúde Mental no contexto do ensino e Neurociência. Atualmente (2020), realiza curso de especialização em Terapia dos Esquemas e curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental ambos no Cognitivo.

Downloads

Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil