Formação continuada de educadores e gestores da Escola do Campo José Paim de Oliveira: reflexões e significados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31653

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da formação continuada desenvolvida com um grupo de educadores e gestores de uma Escola do Campo da Rede Municipal de Santa Maria/ RS. A amostra foi composta por oito participantes. O instrumento utilizado na coleta foi aplicação de questionários antes e após os encontros de formação. O tipo de pesquisa configura-se como um estudo de caso comparativo. Os resultados apontaram que, após a formação continuada, foi possível observar que pontos importantes referentes à prática docente foram repensados. Desse modo, os educadores refletiram sobre as suas concepções de escola, de currículo e de aspectos relevantes sobre as suas práticas pedagógicas, decorrendo na criação de novos caminhos para atuação na escola e na comunidade. Isto foi possível observar por meio de maior ampliação do planejamento de ações interdisciplinares contextualizadas na construção de um projeto coletivo que valoriza os saberes, a história e as contribuições de todos os sujeitos que fazem parte da escola na busca por contemplar a diversidade do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline da Costa Braz, UNIVERSIDADE fRANCISCANA UFN

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras Imaculada Conceição (1990). Pós Graduação em Educação Infantil e Gestão Escolar. Atualmente é Coordenadora Pedagógica - JOSÉ PAIM DE OLIVEIRA, Prefeitura Municipal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, UNIVERSIDADE FRANCISCANA UFN

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (1989), Especialista em Alfabetização e Gestão Educacional (UFSM). Mestre (2007) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2013).  Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana. Atua como membro do colegiado do Mestrado em Ensino Humanidades e Linguagens da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Docente; Currículo; Formação de Professores, Alfabetização e Cultura Escrita, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Políticas Educacionais e Gestão Escolar. Pedagogia Universitária.

Janaína Pereira Pretto Carlesso, UNIVERSIDADE FRANCISCANA UFN

Possui graduação em Psicologia pela UNIFRA atual (UFN); Especialista em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação pela (UFSM); Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela (UFSM). ;Na Universidade Franciscana (UFN) atua como professora adjunta no curso de graduação em Psicologia, na pós-graduação em Neurociência do Desenvolvimento e da Cognição e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL). Tem experiência na área de Psicologia Clínica/Hospitalar/Jurídica e na área da pesquisa tem enfoque em temáticas que envolvem Psicologia com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Focada em Esquemas, Ensino, Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas, Saúde Mental no contexto do ensino e Neurociência. Atualmente (2020), realiza curso de especialização em Terapia dos Esquemas e curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental ambos no Cognitivo.

Downloads

Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil