Formação Docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais

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Resumo

O presente trabalho visa contribuir para a valorização da temática africana e afro-brasileira na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental como forma de reparação histórico-cultural, para uma proposta educativa crítico-reflexiva. As Leis 9.394/1996, 10.639/2003 e 11.645/2008 formaram nosso amparo legal para o cumprimento da temática, como obrigatoriedade no currículo escolar. Alguns artigos de Nilma Lino Gomes e ¨Nyelete e o embondeiro”, uma história infanto-juvenil do autor moçambicano Mário Lemos, que está no livro ¨A semente que veio da África¨, organizado por Heloísa Pires Lima, foram alguns caminhos metodológicos que utilizamos no estudo bibliográfico e nas escolhas descritivas do conto, que nos permitiu  apresentar algumas possibilidades dinâmicas para a efetivação da contribuição africana e afro-brasileira na docência dos anos iniciais, de forma a valorizar, reparar e incluir a cultura africana e afro-brasileira nas práticas cotidianas escolares para a garantia da inclusão social.

 

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Biografia do Autor

Edmara da Silva Soares Costa, UNIRIO/ PEDAGOGIA

Concluindo do curso de Pedagogia da UNIRIO.

Valéria da Silva Lima, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda (2019) e Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2016), Especialista em Deficiência Auditiva/Surdez pela Unirio (2015), Especialista em Contação de Histórias no Imaginário Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2014) e Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente, atua como professora e Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, contadora de histórias e mediadora presencial do consórcio Cederj (UNIRIO). Tem experiência na área de formação de professores para a Educação Básica e Mediação Docente no Ensino Superior na modalidade EAD.

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, IFRJ

Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, formado em licenciatura em matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Especializado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especializado em Novas Tecnologias para o Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Cursando Doutorado em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Participante do Grupo de Pesquisa CAFE - Ciência, Arte, Formação e Ensino; Pesquisador do grupo de pesquisa Práticas, Tecnologia Digital e Inclusão na Educação de Jovens e Adultos; Experiência em Matemática, Ensino de Matemática e Contabilidade.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos