Formação Docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais
Resumo
O presente trabalho visa contribuir para a valorização da temática africana e afro-brasileira na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental como forma de reparação histórico-cultural, para uma proposta educativa crítico-reflexiva. As Leis 9.394/1996, 10.639/2003 e 11.645/2008 formaram nosso amparo legal para o cumprimento da temática, como obrigatoriedade no currículo escolar. Alguns artigos de Nilma Lino Gomes e ¨Nyelete e o embondeiro”, uma história infanto-juvenil do autor moçambicano Mário Lemos, que está no livro ¨A semente que veio da África¨, organizado por Heloísa Pires Lima, foram alguns caminhos metodológicos que utilizamos no estudo bibliográfico e nas escolhas descritivas do conto, que nos permitiu apresentar algumas possibilidades dinâmicas para a efetivação da contribuição africana e afro-brasileira na docência dos anos iniciais, de forma a valorizar, reparar e incluir a cultura africana e afro-brasileira nas práticas cotidianas escolares para a garantia da inclusão social.
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