Modelagem em artes na educação infantil: a cultura indígena como estratégia lúdica de aprendizagem

Autores

  • Soraia Jordão Souza Faculdade Vale do Cricaré
  • Désirée Gonçalves Raggi Faculdade Vale do Cricaré

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.31675

Resumo

Este artigo objetiva compreender como as ferramentas lúdicas, como a modelagem de objetos da cultura indígena potencializam o ensino de Artes na Educação Infantil, em uma escola de Educação Infantil de Presidente Kennedy. Apresenta-se os princípios e concepções advindos do Referencial Nacional da Educação Infantil que descreve a necessidade de cuidados, aprendizagem lúdica e promoção de atitudes e valores para participação social e cultural da criança. A produção se baseia em Vygotsky, para explicar o desenvolvimento cognitivo e comportamental advindo das relações sociais e Oliveira, que discute a utilização da modelagem no ensino de Artes como recurso pedagógico na educação infantil. Parte da premissa que a modelagem utiliza objetos da cultura indígena traz uma proposta pedagógica que possibilita o desenvolvimento humano, considerando que os sujeitos se tornam capazes de desenvolver cognitivamente e socialmente pelo campo da arte e pela experiência estética. Os resultados da pesquisa permitem concluir que o trabalho com modelagem em argila, de objetos da cultura indígena, como estratégia usada no ensino de Artes, auxilia no desenvolvimento integral da criança, constatado pelo estimulo à imaginação, sensibilidade, movimentos, gestos, criatividade, socialização, possibilitando ainda a sensação de pertencimento ao mundo e a valorização da cultura indígena.

Biografia do Autor

  • Soraia Jordão Souza, Faculdade Vale do Cricaré

    Possui graduação em Licenciatura em Artes pela Faculdade de Ciências Sociais de Cascavel (2015) e graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo (2012). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral.

  • Désirée Gonçalves Raggi, Faculdade Vale do Cricaré

    Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico para la  Educación Técnica e Profissional Hector P. Zaldivar / Universidade Federal de Goiás (2009). Doutorado em Educação – Universidad del Norte/ Universidade Federal de Pernambuco. Exerceu a docência em duas escolas agrotécnicas (Rio Verde – GO e Alegre-ES) e no Instituto Federal do ES, na área de Educação. Atualmente é professora e pesquisadora da Faculdade Vale do Cricaré,

     

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Publicado

31-12-2020

Edição

Seção

Artigos