Projeto profissional do jovem e sua contribuição para o protagonismo e (re)afirmação de jovens do campo

Autores

  • Eric de Oliveira MEPES
  • Mônica Aparecida Del Rio Benevenuto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31697

Resumo

Este artigo é parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ, que teve como foco de investigação o projeto profissional dos jovens egressos da Escola Família Agrícola de Jaguaré. Neste artigo expomos parte de uma pesquisa desenvolvida por meio de um recorte temporal, compreendido entre os anos de 2011 e 2016. O objetivo é refletir, a partir da realização dos projetos, sobre o alcance dessa proposta pedagógica nas perspectivas de jovens profissionais que concluíram o curso Técnico em Agropecuária na Escola Família Agrícola de Jaguaré, e sua contribuição para o seu envolvimento e permanência no cotidiano do campo. Os resultados revelaram que os jovens colocaram em prática os projetos, deram continuidade dos estudos e permanência no campo, mantendo-se economicamente por meio de atividades agropecuárias com a família e outros jovens desenvolveram atividades pluriativas. A conclusão aponta que o projeto profissional do jovem proposto pela escola faz parte de um projeto para manter o compromisso de reconhecer os jovens como atores protagonistas de transformação do campo e seu envolvimento com a comunidade local.

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Biografia do Autor

Eric de Oliveira, MEPES

Professor e Coordenador Administrativo na Escola Família Agrícola de
Jaguaré/ES. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
(2018). Especialista em Geografia e Educação Ambiental, Gestão Ambiental,
Gestão da Educação, Gestão Pública e Biologia da Conservação. Tecnólogo em
Administração Rural pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC (2005).
Licenciado em Geografia e Educação Ambiental pela Universidade de Uberaba
– UNIUBE (2012). Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba –
UNIUBE (2020).

Mônica Aparecida Del Rio Benevenuto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

:Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Desenvolvimento Agrícola área de
Agricultura e Sociedade pelo CPDA/ Universidade Federal Rural do Rio de
Janeiro (1993) e doutorado em Ciências/Desenvolvimento, Agricultura e
Sociedade pelo CPDA/ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003).
Atualmente é professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Na Graduação leciona nos cursos de Serviço Social e Pedagogia e na PósGraduação leciona e orienta no Curso de Pós-Graduação em Educação
Agrícola-PPGEA.

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil