Projeto profissional do jovem e sua contribuição para o protagonismo e (re)afirmação de jovens do campo
DOI :
https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.31697Résumé
Este artigo é parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola da UFRRJ, que teve como foco de investigação o projeto profissional dos jovens egressos da Escola Família Agrícola de Jaguaré. Neste artigo expomos parte de uma pesquisa desenvolvida por meio de um recorte temporal, compreendido entre os anos de 2011 e 2016. O objetivo é refletir, a partir da realização dos projetos, sobre o alcance dessa proposta pedagógica nas perspectivas de jovens profissionais que concluíram o curso Técnico em Agropecuária na Escola Família Agrícola de Jaguaré, e sua contribuição para o seu envolvimento e permanência no cotidiano do campo. Os resultados revelaram que os jovens colocaram em prática os projetos, deram continuidade dos estudos e permanência no campo, mantendo-se economicamente por meio de atividades agropecuárias com a família e outros jovens desenvolveram atividades pluriativas. A conclusão aponta que o projeto profissional do jovem proposto pela escola faz parte de um projeto para manter o compromisso de reconhecer os jovens como atores protagonistas de transformação do campo e seu envolvimento com a comunidade local.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.