Avaliação e desenvolvimento institucional: a experiência da escola família agrícola de Chapadinha

Autores

  • Celso Eulálio de Oliveira Júnior Escola Família Agrícola de Chapadinha - MEPES/RACEFFAES https://orcid.org/0000-0001-6228-5556
  • Alcione Reetz Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo (RACEFAES , 2015 a 2020).
  • Laércio Moreira Sossai Escola Família Agrícola de Chapadinha - MEPES

Resumo

Tem sido crescente a realização da avaliação e plano de desenvolvimento institucional em escolas da Educação Básica no Brasil, buscando através desses instrumentos melhorar os resultados das mesmas. Contudo, nem sempre isso ocorre. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi analisar os processos de avaliação e desenvolvimento institucional, identificando os desafios e possibilidades, com vistas a aprimorá-las na Escola Família Agrícola de Chapadinha. Para tanto, adotamos a pesquisa qualitativa, bibliográfica, apoiada em Brandalise (2015; 2010), Galvão (2016) e em documentos da instituição. Constatamos que houveram desafios para a escola efetivar esses instrumentos em seu cotidiano e que adequações precisam ser realizadas para evitar a perspectiva neoliberal, presente na política que regulamenta esses processos, contribuindo para fortalecer a perspectiva dialética e democrática, presente nos princípios da escola.

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Biografia do Autor

Celso Eulálio de Oliveira Júnior, Escola Família Agrícola de Chapadinha - MEPES/RACEFFAES

Técnico em Agropecuária (EFAV, 2003); Licenciado em Ciências Agrícolas
(UFRRJ, 2008); Aperfeiçoamento em Pedagogia do Alternância e Educação do
Campo, (IFES, 2015); Mestre em Educação (UFRRJ, 2019); Professor/monitor
na Escola Família Agrícola de Chapadinha (2009 a 2020); Membro da Regional
das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do
Espírito Santo (RACEFAES, 2008 a 2020).

Alcione Reetz, Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo (RACEFAES , 2015 a 2020).

Licencianda em História (UNIUBE, 2017); Membro da Regional das Associações
dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo
(RACEFAES , 2015 a 2020).

Laércio Moreira Sossai, Escola Família Agrícola de Chapadinha - MEPES

Técnico em Agropecuária (EFAV, 1995); Bacharel em Administração de
Empresas (UNIVEN, 2006), Licenciatura Plena em Matemática (UNIMES, 2007);
Especialização em Educação do Campo: Interculturalidade e Campesina (UFES,
2010); Bacharel em Direito (UNIVEN, 2014); Aperfeiçoamento em Pedagogia do
Alternância e Educação do Campo,(IFES, 2015); Professor/monitor na Escola
Família Agrícola de Pinheiros -MEPES – Pinheiros – ES, (1998 a 2000);
Professor/monitor na Escola Família Agrícola de Chapadinha - MEPES – Nova
Venécia – ES, (2001 a 2020); Advogado – Seccional- OAB/ES, 2015 a 2020.

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil