Modelagem matemática como metodologia em ensino na educação de jovens e adultos

Autores

  • Érica dos Santos Martins Faculdade Vale do Cricaré
  • Edmar Reis Thiengo Faculdade Vale do Cricaré

Resumo

Este artigo proporciona um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado intitulada. A pesquisa teve como objetivo verificar como a Resolução de Problemas associada a Modelagem Matemática pode contribuir para a inclusão dos educandos nas aulas de Matemática da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, buscou-se trabalhar com situações reais que fossem capazes de ser assimiladas e/ou determinadas empregando a modelagem matemática como alternativa metodológica com os educandos da EJA, para que estes possam atribuir definições ao seu uso por meio da contextualização. Procurou-se levar em consideração as particularidades dos educandos da EJA e suas dificuldades em se habituarem ao sistema regular de ensino. Para análise dos dados, utilizou-se como referenciais teóricos Paulo Freire ao discutir a Educação de Jovens e Adultos, George Polya ao trabalhar com Resolução de Problemas e Maria Salett Biembegut para discutir o uso da Modelagem Matemática. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo ao avaliar as fases da Modelagem Matemática, pois está necessitou do olhar do pesquisador e também junto aos alunos enquanto metodologia de ensino. Ao final da pesquisa ficou evidenciado que a Modelagem Matemática foi um método exitoso trabalhado com os educandos da EJA, diferente do ensino tradicional, onde o docente verbaliza e os educandos somente escutam. Dessa forma, nas atividades de Modelagem e Resolução de problemas aplicadas através da sequência didática pode-se verificar a possibilidade efetiva de diálogo entre o docente e os educandos promovendo interação e troca de conhecimento no momento da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica dos Santos Martins, Faculdade Vale do Cricaré

Licenciatura Plena em Matemática pela faculdade Centro Universitária São Camilo, 2007; Ciências Contábeis (FACCACI,  2012); Mestra em Ciências, Tecnologia e Educação pela Faculdade Vale do Cricaré (2019). Professora de Matemática da rede municipal de Ensino de Presidente Kennedy/ES.

Edmar Reis Thiengo, Faculdade Vale do Cricaré

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espirito Santo, mesmo programa em que cursou seu mestrado, no qual desenvolveu pesquisas na área de História da Matemática. Professor titular do mestrado em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espirito Santo – Vitória/ES, vinculado ainda ao curso de licenciatura em Matemática da mesma instituição. Líder do Grupo de pesquisa Educação, História e Diversidades. Desenvolve pesquisas analisando e discutindo aspectos relacionados á Educação Matemática e à História da Matematica bem como seus reflexos nas práticas dos professores.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos