Educação superior do campo: Reflexões e críticas da formação de professores no curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza e Matemática na UFMA

Autores

  • Diana Costa Diniz UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Evandro Ghedin Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.32050

Resumo

Neste artigo apresentaremos a experiência de formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Sua construção é resultante dos estudos de doutoramento no programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec). Ele resulta de pesquisa bibliográfica e documental na análise dos dados com fundamentação no materialismo histórico e dialético. Pretendeu-se neste trabalho discutir a formação de professores no contexto da expansão da Educação Superior do Campo em contraposição a concepção de Educação Rural, arraigada no velho ruralismo pedagógico considerando as mudanças políticas e sociais a partir dos anos de 1990 no Estado Brasileiro.

Biografia do Autor

  • Diana Costa Diniz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2003),
    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009).
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
    Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática -
    REAMEC. Atualmente é professora adjunta do Curso de Licenciatura em
    Educação do Campo Ciências Agrárias/ Ciências da Natureza e Matemática, na
    Universidade Federal do Maranhão, na cidade de Bacabal no Maranhão. Exerce
    a docência em disciplinas da área de Fundamentos da Educação, Política,
    Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo. Realiza
    estudos e pesquisas sobre Formação de professores.

  • Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

    Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do
    Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de
    Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004).
    Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da
    Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade
    Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor
    Permanente no PPGECEM - Rede Amazônica de Educação em Ciências e
    Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor
    Permanente no PGEDA - Doutorado em Educação na Amazônia -
    EDUCANORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
    Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e
    Formação de Professores;Metodologia da Pesquisa em Educação;
    Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. Atuou na
    Educação Básica da Rede Pública e Privada por 5 anos. É professor
    Universitário desde 1997. É autor de diversos livros e artigos científicos na área
    da Educação

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil