Educação superior do campo: Reflexões e críticas da formação de professores no curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza e Matemática na UFMA

Auteurs

  • Diana Costa Diniz UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Evandro Ghedin Universidade Federal do Amazonas

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i4.32050

Résumé

Neste artigo apresentaremos a experiência de formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Sua construção é resultante dos estudos de doutoramento no programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec). Ele resulta de pesquisa bibliográfica e documental na análise dos dados com fundamentação no materialismo histórico e dialético. Pretendeu-se neste trabalho discutir a formação de professores no contexto da expansão da Educação Superior do Campo em contraposição a concepção de Educação Rural, arraigada no velho ruralismo pedagógico considerando as mudanças políticas e sociais a partir dos anos de 1990 no Estado Brasileiro.

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Bibliographies de l'auteur

Diana Costa Diniz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2003),
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009).
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática -
REAMEC. Atualmente é professora adjunta do Curso de Licenciatura em
Educação do Campo Ciências Agrárias/ Ciências da Natureza e Matemática, na
Universidade Federal do Maranhão, na cidade de Bacabal no Maranhão. Exerce
a docência em disciplinas da área de Fundamentos da Educação, Política,
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo. Realiza
estudos e pesquisas sobre Formação de professores.

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do
Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de
Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004).
Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da
Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade
Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor
Permanente no PPGECEM - Rede Amazônica de Educação em Ciências e
Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor
Permanente no PGEDA - Doutorado em Educação na Amazônia -
EDUCANORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e
Formação de Professores;Metodologia da Pesquisa em Educação;
Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. Atuou na
Educação Básica da Rede Pública e Privada por 5 anos. É professor
Universitário desde 1997. É autor de diversos livros e artigos científicos na área
da Educação

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Publiée

22-12-2020

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil