A relação e o comportamento intrageracionais dos alunos da escola “Adão Benezath’’

Autores

  • Jader Vinicius da Silva Rocha Universidade Federal do Espirito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espirito Santo
  • Jardel da Silva Rocha Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32094

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as relações intrageracionais de alunos do 5º ano da “EMEF Adão Benezath”. Ele nasceu das experiências vividas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência, sobretudo, no momento em que realizamos as intervenções nas práticas cotidianas. A metodologia foi qualitativa do tipo estudo de caso e tem como instrumento a observação com registros com o diário de campo. As observações evidenciam a necessidade de desnaturalizarmos o olhar adultocêntrico no sentido de ver com estranhamento aquilo que se apresenta como comum nesse caso algumas brincadeiras que caracterizamos como brigas ou desentendimentos entre os alunos. Nesse movimento, percebemos que a violência entre os alunos, muitas vezes, ocorria em brincadeiras de lutas, acompanhadas de disputas por espaço, lugar e poder.

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Publicado

20-11-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência