Filosofia, encontros, experiências: potência da pesquisa entre escola básica e universidade

Autores

  • Andréa Scopel Piol
  • Jair Miranda de Paiva UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i6.32472

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar movimentos transformadores de uma pesquisa produzidos no encontro entre universidade e escola básica, vividos com estudantes e docentes no cotidiano de duas escolas públicas de Ensino Médio de Aracruz, município do interior do Espírito Santo. A pesquisa buscou problematizar o ensino de filosofia na educação básica, em escolas de ensino médio daquele município. Como referencial teórico, destacamos a pesquisa pedagógica formativa, na concepção de Masschelein e Simons (2014), por nós tomada como força de invenção e afirmação criativa da própria existência. Do ponto de vista teórico-metodológico, nos inspiramos na cartografia de inspiração deleuzo-guattariana como acompanhamento de processos, na perspectiva de Barros-Kastrup (2012), bem como na ideia de Zeichner (1998) da necessidade de eliminar a separação entre o mundo dos professores da educação básica e o mundo dos professores acadêmicos. Como resultados, indicamos que o trajeto nos transformou, já não somos as pessoas do início, pois saímos transformadas dessa experiência. Concluímos que nós, professores e professoras, somos chamados a reinventar nossa prática, arriscar, abrir espaço para o pensamento, para novos fazeres, novas práticas. Temos pensado e inventado nossas práticas? Ocupamo-nos de nosso pensamento? O que ensinamos quando a proposta é ensinar a pensar? Como nós mesmos nos sentimos professores e professoras?

Palavras-chave: Filosofia. Pesquisa. Universidade. Escola. Transformação.

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Biografia do Autor

Andréa Scopel Piol

Graduada em Pedagogia. Especialista em Alfabetização e Linguística. Mestra em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, UFES/CEUNES (Mestrado Acadêmico). Professora da Rede Municipal de Aracruz, ES. 

 

Jair Miranda de Paiva, UFES

Doutor em Educação (UFES, 2009), Pós-doutor em Educação (UERJ, 2018), docente da Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus, Departamento de Educação e Ciências Humanas, pesquisador e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, UFES/CEUNES.

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Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Educação, filosofias, infâncias: filosofar com infâncias, resistir na escola