Atividade demonstrativa experimental para abordagem da temática Higiene e Saúde com alunos das séries iniciais

Autores

  • Simone Aparecida Fernandes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Patrícia Batista de Oliveira
  • Osvaldo de Oliveira Ponte Junior
  • Paloma Ferreira da Silva
  • Ana Cristina Lima Duarte

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32521

Resumo

Apresentamos a elaboração e o desenvolvimento de uma atividade experimental demonstrativa (de baixo custo) denominada caixa de luz negra ou caixa preta. Ela foi utilizada, no contexto do PIBID, para trabalhar a temática Higiene e Saúde com alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os materiais utilizados foram a caixa preta com luz negra (radiação ultravioleta), tinta fluorescente (carga de caneta marca texto amarela) e borrifador. O fenômeno envolvido é denominado fluorescência, no qual certos compostos – como os pigmentos que compõem a tinta da caneta marca texto – após a absorção da energia da luz incidente, emitem luz, o que faz com que brilhem.  O experimento consistiu em molhar as mãos dos alunos com tinta fluorescente e expô-las à luz negra, conduzindo-os a observar pontos de concentração de tinta (com mais brilho), identificando, assim, a sujeira. Nessa fase da escolarização a manipulação de materiais concretos e as atividades de caráter prático contribuem para melhor compreensão dos conteúdos. A atividade realizada proporcionou a integração entre a prática e os conteúdos teóricos aprendidos anteriormente. Além disso, contribuiu para que os alunos percebessem a necessidade de mudanças nos seus hábitos de higiene.

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Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência