As contribuições do PIBID para a formação continuada dos professores da Educação Básica: algumas reflexões dos professores supervisores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32534

Resumo

O presente artigo discute as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para formação do professor supervisor do subprojeto de Química, analisando suas concepções e o aporte do programa na ação docente. Este estudo de abordagem qualitativa, com características de pesquisa de campo, cujos dados foram obtidos por meio de questionário com questões discursivas e objetivas e discutidos segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os sujeitos participantes deste estudo foram cinco professores supervisores das escolas do município de Amargosa, interior do Estado da Bahia, e vinculadas ao subprojeto de Química. A partir dos resultados foi observado que o PIBID proporciona ao docente a reavaliação de sua prática mediante a condução e acompanhamento dos novos educadores em formação, refletindo sobre novas aprendizagens com os licenciandos bolsistas por intermédio de estratégias didáticas diferenciadas e construídas coletivamente. Além disso, foi destacado a aproximação da Universidade com as escolas de educação básica, com a problematização e solução de conflitos em grupo. Deste modo, o professor supervisor desempenha um papel fundamental na escola campo, proporcionando mudanças no cenário escolar e na formação docente a partir da sua inserção no programa, agregando novos conhecimentos e aprendizagens, colaborando com a formação inicial dos licenciandos em Química e fortalecendo a sua própria formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gilberto Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutorado pela UFMG; Professor Associado do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Membro dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB.

Mara, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora Assistente do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Membro dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência