Subprojeto PIBID-Artes Visuais/UFSM: interlocuções entre arte e cultura afro-brasileira na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32546Resumo
O presente artigo tem como foco a formação docente a partir da abordagem edu(vo)cativa com base em experiências de aprendizagem realizadas junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) Artes Visuais – UFSM, na E. E. E. B. Augusto Ruschi, cidade de Santa Maria, RS. A partir da inserção dos estudantes na escola, foram desenvolvidos projetos que objetivaram, através do ensino das artes visuais, fomentar o debate entorno das questões étnico-raciais com uma turma de EJA Ensino Médio durante o segundo semestre de 2019. Fruto da articulação entre formação inicial e continuada, estudantes e docentes implicaram-se com a experiência artística onde objetos artísticos produzidos por artistas negros e negras, bem como suas narrativas, constituíram-se disparadores das aprendizagens. Como embasamento teórico-metodológico, foram utilizados Fernando Hernández (1998, 2007, 2013) no que diz respeito à perspectiva educativa da cultura visual e dos projetos de trabalho. Para abordar a potência edu(vo)cativa das imagens, recorremos a Lutiere Dalla Valle (2017, 2018, 2019) para analisar os relatos
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