Subprojeto PIBID-Artes Visuais/UFSM: interlocuções entre arte e cultura afro-brasileira na educação básica

Autores

  • Mariete Taschetto Uberti UFSM
  • Lutiere Dalla Valle
  • Igor Carvalho da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32546

Resumo

O presente artigo tem como foco a formação docente a partir da abordagem edu(vo)cativa com base em experiências de aprendizagem realizadas junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) Artes Visuais – UFSM, na E. E. E. B. Augusto Ruschi, cidade de Santa Maria, RS. A partir da inserção dos estudantes na escola, foram desenvolvidos projetos que objetivaram, através do ensino das artes visuais, fomentar o debate entorno das questões étnico-raciais com uma turma de EJA Ensino Médio durante o segundo semestre de 2019. Fruto da articulação entre formação inicial e continuada, estudantes e docentes implicaram-se com a experiência artística onde objetos artísticos produzidos por artistas negros e negras, bem como suas narrativas, constituíram-se disparadores das aprendizagens. Como embasamento teórico-metodológico, foram utilizados Fernando Hernández (1998, 2007, 2013) no que diz respeito à perspectiva educativa da cultura visual e dos projetos de trabalho. Para abordar a potência edu(vo)cativa das imagens, recorremos a Lutiere Dalla Valle (2017, 2018, 2019) para analisar os relatos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lutiere Dalla Valle

Doutor em Artes Visuais e Educação e Mestre em Artes Visuais e Educação: um Enfoque Construcionista pela Universidad de Barcelona, Espanha; Mestre em Educação (PPGE/CE); Especialista em Arte e Visualidade, Licenciado e Bacharel em Desenho e Plástica, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria-RS. Atua como Docente com Dedicação Exclusiva no Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador do Núcleo Artes Visuais do Pibid 2018-2020 e 2020-2022.

Igor Carvalho da Rosa

Graduando de Licenciatura em Artes Visuais – Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria, ex bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (2018-2019), atual membro do GPAVC - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Criatividade.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência