Relações entre desenvolvimento profissional e coordenação de Projetos PIBID: um estudo bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32578

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma revisão bibliográfica sobre a relação entre o desenvolvimento profissional de professores de ensino superior e a coordenação de projetos PIBID. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico narrativo, preliminar e não sistemático sobre os temas mencionados, abrangendo documentos legais, artigos, Teses e Dissertações. Os documentos selecionados foram organizados, codificados e analisados segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Realizou-se uma discussão em três frentes analíticas: conceitual, contextual e investigativa. Na perspectiva conceitual, procura-se discutir sobre o desenvolvimento profissional de professores universitários, suas características e especificidades; na contextual, analisam-se os documentos legais sobre a implementação do PIBID e as atribuições do Coordenador de Área; e, na investigativa, apresentam-se os resultados de pesquisas sobre a potencialidade do PIBID no desenvolvimento profissional dos Coordenadores de Área. Os resultados do estudo bibliográfico mostram que: i) há necessidade da implementação de programas que contribuam para o desenvolvimento da profissionalidade docente dos professores do Ensino Superior; ii) o PIBID vem passando por diversas alterações ao longo dos anos: inicialmente, essas alterações foram profícuas, porém, nos últimos anos, tem-se caracterizado por prejudicarem a política de formação de professores; iii) as atribuições do Coordenador de Área mostram sua importância no planejamento das atividades do PIBID, sendo que diversas ações possibilitam seu desenvolvimento profissional; e iv) coordenar projetos PIBID contribui para o desenvolvimento profissional do docente, especialmente, pela aproximação da realidade escolar da Educação Básica e pelo trabalho colaborativo entre os atores do PIBID. Conclui-se que o PIBID tem contribuído para o desenvolvimento profissional dos Coordenadores de Área, o que pode se refletir na formação dos licenciandos, sejam eles participantes PIBID ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caian Cremasco Receputi, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e mestre em Ensino de Ciências (Modalidades Química) pela Universidade de São Paulo (2019). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID). Possui experiência na área de Ensino de Química. Foi professor substituto da Universidade Federal do Espírito Santo no Campus Alegre (2015-2017) atuando principalmente nas disciplinas de Metodologia Científica e Química Básica. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e membro do grupo de pesquisa Linguagem no Ensino de Química (LiEQui). Desenvolve projeto de pesquisa na linha de Formação de Professores, utilizando como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais.

Daisy de Brito Rezende

Doutora em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Doutora do Departamento de Química Fundamental da USP. Orientadora plena do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química (LiEQui).

Downloads

Publicado

20-11-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência