Experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Vicente
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32621Resumo
Este relato de experiência apresenta a vivência de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Educação Física em um Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, realizado entre o período de agosto de 2018 e janeiro de 2020, em uma escola pública de São Vicente, no litoral paulista. O texto apresenta aspectos gerais do desenvolvimento das atividades realizadas e resultados obtidos, do Programa a partir da visão das residentes. O objetivo deste trabalho é explicitar, na visão dos residentes do PRP, a percepção da realidade no ambiente educacional, suas experiências de auxiliar docência na escola-campo e como perceberam a formação teórica se retratando na prática. A metodologia desenvolvida é desenvolvida a partir das narrativas dos residentes, registradas em diferentes momentos da realização do subprojeto, ancorada nos princípios de Creswell (2014) e Bruner (2002). Os principais resultados dessa experiência da Regência Pedagógica passam, necessariamente, pela própria vivência da prática da docência, isto é, lidar com a realidade das crianças, da escola, dos pares – equipe - e aprender a lidar com as inseguranças e dificuldades frente a pouca experiência nessa área.
Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica. Formação de Professores. Estágio. Projetos em Educação Física.
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