Experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Vicente

Autores

  • Mariana Costa Gama Universidade Metropolitana de Santos
  • Lívia Solange Nery da Silveira Universidade Metropolitana de Santos
  • Mariangela Camba Universidade Metropolitana de Santos
  • Elisete Gomes Natário Universidade Metropolitana de Santos
  • Michel da Costa Universidade Metropolitana de Santos https://orcid.org/0000-0001-5951-7870
  • Cristina Celia Neri Borges Prefeitura Municipal de São Vicente

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32621

Resumo

Este relato de experiência apresenta a vivência de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Educação Física em um Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, realizado entre o período de agosto de 2018 e janeiro de 2020, em uma escola pública de São Vicente, no litoral paulista. O texto apresenta aspectos gerais do desenvolvimento das atividades realizadas e resultados obtidos, do Programa a partir da visão das residentes. O objetivo deste trabalho é explicitar, na visão dos residentes do PRP, a percepção da realidade no ambiente educacional, suas experiências de auxiliar docência na escola-campo e como perceberam a formação teórica se retratando na prática. A metodologia desenvolvida é desenvolvida a partir das narrativas dos residentes, registradas em diferentes momentos da realização do subprojeto, ancorada nos princípios de Creswell (2014) e Bruner (2002). Os principais resultados dessa experiência da Regência Pedagógica passam, necessariamente, pela própria vivência da prática da docência, isto é, lidar com a realidade das crianças, da escola, dos pares – equipe - e aprender a lidar com as inseguranças e dificuldades frente a pouca experiência nessa área.

Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica. Formação de Professores. Estágio. Projetos em Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Costa Gama, Universidade Metropolitana de Santos

Formação em Educação F´ísica (Licenciatura) pela Universidade Metropolitana de Santos em fevereiro de 2020.

Atualmente, fazendo Bacharelado em Educação F´ísica pela mesma Universidade.

Participou como bolsista do Programa de Residência Pedagógica de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020.

Lívia Solange Nery da Silveira, Universidade Metropolitana de Santos

Formação em Educação F´ísica (Licenciatura) pela Universidade Metropolitana de Santos em fevereiro de 2020.

Atualmente, fazendo Bacharelado em Educação F´ísica pela mesma Universidade.

Participou como bolsista do Programa de Residência Pedagógica de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020.

Mariangela Camba, Universidade Metropolitana de Santos

Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica na UNIMES. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras Don Domênico (1981); Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); Doutora em Educação (Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campinas em 28/07/2011. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos nas disciplinas Avaliação e as Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental, Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental . Com experiência na área de Educação, Políticas Públicas de Educação e de Avaliação, temas relacionados à formação docente; prática- político - pedagógica; Coordenação do trabalho pedagógico; Currículo: teoria e prática; Didática; Gestão Educacional e Escolar e Avaliação Educacional e Institucional - formação docente educação - ensino e aprendizagem - políticas públicas de educação - políticas públicas de avaliação -organização - tempo-espaço - currículo e avaliação.

Elisete Gomes Natário, Universidade Metropolitana de Santos

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Michel da Costa, Universidade Metropolitana de Santos

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2019), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010), Pós Graduação – Especialização em Educação a Distância pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES (2018), Graduação em Ciências - Habilitação Plena em Matemática pela Universidade Santa Cecília (2000), Graduação em Pedagogia - Don Domênico (2003).  Atuou desde 1998 na rede estadual paulista como Professor de Matemática, atuando em diversos cargos de suporte pedagógico desde 2003. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, letramento estatístico, educação, educação matemática, tecnologias, currículo e formação de professores. Atualmente, é Supervisor de Ensino concursado na Prefeitura Municipal de Cubatão e Professor da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES. E-mail: michel.costa@unimes.br.

Cristina Celia Neri Borges, Prefeitura Municipal de São Vicente

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2001). Também possui pedagogia e licenciatura em artes visuais pela UNIMES (2019). Desde 2011 atuando como professora de educação básica, disciplina Educação Física, na Prefeitura Municipal de São Vicente. Pós graduada em Jogos Cooperativos pela UNIMONTE (2012).

Downloads

Publicado

20-11-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência