Residência pedagógica: processos didáticos e formação docente em uma escola municipal de ensino fundamental

Autores

  • Brunela Santana UFES
  • Mayra Gomes Pacheco
  • Laís Reges Martins
  • Christiane Vieira de Andrade
  • Gustavo Machado Prado

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32624

Resumo

A licenciatura é uma das principais etapas do processo de formação docente. No decorrer desse período, espera-se que o futuro educador adquira conhecimentos para atuar no processo ensino-aprendizagem de forma clara, objetiva e motivadora. Visando subsidiar os cursos de licenciatura nesse processo, a CAPES criou o Programa Residência Pedagógica, com os objetivos de ampliar o tempo de permanência e prática dos graduandos na escola e fortalecer a relação entre instituições de ensino superior e escolas da educação básica. O presente artigo traz o relato de intervenções didáticas realizadas por três residentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo em uma escola de ensino fundamental do município de São Mateus, ES. A escola foi selecionada pela Secretaria Municipal de Educação para ser uma das participantes do programa devido aos seus baixos indicadores educacionais. As residentes trabalharam junto a preceptora por 18 meses e elaboraram e desenvolveram práticas escolares e atividades educativas como forma de auxiliar o aluno no entendimento do conteúdo abordado. As atividades realizadas resultaram em uma participação mais ativa e interessada por parte dos alunos da escola, possibilitando uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências. Além disso, as residentes puderam aprofundar suas experiências formativas e a professora preceptora pôde conhecer novos procedimentos didáticos, aprimorando sua prática profissional.

Palavras-chave: Atividades Educativas, Ciências, Formação Docente, Realidade Escolar.

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Publicado

21-11-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência