PIBID/Química da Universidade Federal de Sergipe campus Professor Alberto Carvalho como espaço para construção de saberes docentes

Autores

  • Beatriz Mota Teixeira Universidade Federal de Sergipe
  • João Paulo Mendonça Lima

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v2i5.32630

Resumo

Esta pesquisa buscou identificar os saberes docentes construídos por bolsistas do PIBID do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe campus Professor Alberto Carvalho. Para compreensão dos dados qualitativos da pesquisa, buscou-se suporte na classificação estabelecida por Tardif (2010), sobre os saberes docentes: saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experienciais. Os dados foram coletados no início do ano de 2020, por meio dos relatórios finais escritos por bolsistas de iniciação à docência, participantes no núcleo de 2018. Ao todo foram analisados relatórios de 22 pibidianos. A organização e análise dos dados foi inspirada em Bardin (2011). As afirmações dos bolsistas mostram a construção dos diferentes saberes docentes de Tardif (2010), com destaque para os saberes da formação profissional e os experienciais.  A pesquisa aponta para o PIBID como política pública que diminui as lacunas presentes entre o licenciando e a escola. E que contribui para construção de saberes docentes.

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Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência