Leitura deleite como forma de estímulo em turmas do 2° ano do ensino fundamental

Autores

  • Lívia Barreto Cordeiro Faculdade Vale do Cricaré
  • Luciana Teles Moura Faculdade Vale do Cricaré

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.32801

Resumo

Este artigo pesquisou a influência da leitura deleite como incentivo à leitura nos alunos do ensino fundamental de uma escola de ensino infantil e fundamental do município de Presidente Kennedy, ao Sul do Espírito Santo. Participaram da pesquisa três turmas de 2º ano do ensino fundamental com suas respectivas professoras e suas auxiliares. O objetivo geral deste estudo constituiu em analisar se a leitura deleite funciona como uma forma de estímulo à leitura junto a alunos do 2° ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada numa escola polo no interior do município. Como procedimento de coleta foram utilizados os instrumentos e as estratégias de pesquisa: análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observação em sala de aula. Para respaldar a análise de dados coletados, foram tomadas por base as contribuições dos seguintes autores:  Gil (2008) para metodologia, Freire (2015), Zilberman (2001) e Cosson (2007) - para leitura, Kleiman (1989) Souza (2012) - para estratégias de leitura, Brasil (2012) - para o Pacto Nacional na Idade Certa, Warschauer (1993), Riter (2009) e Paiva (2010) - para leitura deleite. Com base nas análises realizadas, a leitura deleite acontece de duas a três vezes por semana, essa leitura era feita com recurso da voz, a entonação e a forma de se expressar no momento da mesma. A partir dessa leitura buscou-se averiguar se ela tem gerado nas crianças um interesse pelos livros e a imaginação além dos muros da escola. Conclui-se então que a leitura deleite tem contribuído de forma significativa na vida do aluno, fazendo com que o aluno tenha a leitura como um item muito importante para sua vida, buscando na leitura um momento de prazer, diversão e conhecimento para o mundo, além de contribuir na formação do professor, quando na sua prática aplica o que foi estudado, isso é tanto para as crianças já alfabetizadas quanto as que estão sendo alfabetizadas.

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Biografia do Autor

Lívia Barreto Cordeiro, Faculdade Vale do Cricaré

Lívia Barreto Cordeiro Graduada em “Normal Superior” no ano de 2008 pela
faculdade UNITINS-Fundação Universidade do Tocantins. Pós-graduada em
“Especialista em Supervisão e Coordenação Pedagógica” pelo Instituto
Superior de Educação e Cultura Ullysses Boyd no ano de 2009. Pós-graduada
em “Especialista em Educação Inclusiva e Diversidade” pelo Instituto Superior
de Educação e Cultura Ullysses Boyd no ano de 2012. Mestra em “Ciência,
Tecnologia e educação” pela Faculdade Vale do Cricaré no ano de 2020.
Professora regente de turma na Escola municipal de ensino infantil e
fundamental pluridocente “Barra de Marobá”, no município de Presidente
Kennedy - ES

Luciana Teles Moura, Faculdade Vale do Cricaré

Faz estágio de Pós-Doutoramento no Programa de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, sendo Doutora e Mestre pelo mesmo programa de pós-graduação. Realiza pesquisas em torno das teorias dos relacionamentos interpessoais, com especial interesse nas relações parassociais, de consumo, mídia, e também as promovidas a partir de espaços físicos e virtuais. Membro da Associação Brasileira de Pesquisas do Relacionamentos Interpessoais (ABPRI). Também tem interesse e investiga as metodologias ativas de aprendizagem e práticas pedagógicas diversas. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, especialização em Marketing Empresarial pelo Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha e também em A Moderna Educação Brasileira, pela PUC-RS. Professor titular de graduação e pós-graduação nas áreas de Administração, Psicologia, Educação e Comunicação Social. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, Marketing e Propaganda.

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Publicado

31-12-2020

Edição

Seção

Artigos