Sistematização do esporte como conteúdo de ensino da Educação Física: um estudo em Cachoeiro de Itapemirim/Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.32907Resumo
A pesquisa tem como objetivo compreender como os professores do Município de Cachoeiro de Itapemirim/Espírito Santo atuam no processo de seleção e sistematização dos conteúdos esportes, ao longo dos anos da escolarização. Para realização da investigação, utilizamos como referência um questionário elaborado em uma pesquisa nacional intitulada “O trabalho docente na educação básica no Brasil” OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. M. F. et al. (2013) e parte do corpus documental da dissertação de Matos (2013), que por sua vez ofereceu bases para o delineamento metodológico deste artigo. O questionário adaptado possui perguntas introdutórias, fechadas e semiabertas. Os dados evidenciam que os professores ensinam com maior frequência o handebol, basquetebol, futsal e o voleibol. Inferimos sobre a relevância de uma disposição pedagógica que não apenas diversifique, mas, traga complexidade aos conteúdos por meio da experimentação corporal e que, a partir dela, a compreensão dos alunos sobre diferentes elementos que compõem um conteúdo seja ampliada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.