Sistematização do esporte como conteúdo de ensino da Educação Física: um estudo em Cachoeiro de Itapemirim/Espírito Santo

Autores

  • Mauricio Lopes Spinola Faculdade Vale do Cricaré
  • Juliana Martins Cassani

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.32907

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender como os professores do Município de Cachoeiro de Itapemirim/Espírito Santo atuam no processo de seleção e sistematização dos conteúdos esportes, ao longo dos anos da escolarização. Para realização da investigação, utilizamos como referência um questionário elaborado em uma pesquisa nacional intitulada “O trabalho docente na educação básica no Brasil” OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. M. F. et al. (2013) e parte do corpus documental da dissertação de Matos (2013), que por sua vez ofereceu bases para o delineamento metodológico deste artigo. O questionário adaptado possui perguntas introdutórias, fechadas e semiabertas. Os dados evidenciam que os professores ensinam com maior frequência o handebol, basquetebol, futsal e o voleibol. Inferimos sobre a relevância de uma disposição pedagógica que não apenas diversifique, mas, traga complexidade aos conteúdos por meio da experimentação corporal e que, a partir dela, a compreensão dos alunos sobre diferentes elementos que compõem um conteúdo seja ampliada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Lopes Spinola, Faculdade Vale do Cricaré

Professor da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Mestre em Educação pela FVC – Faculdade Vale do Cricaré. Pós graduado em Educação Física Escolar e Psicomotricidade pela FACI – Faculdade de Tecnologia Cachoeiro de Itapemirim (2016). Graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano (2015). 

Juliana Martins Cassani

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré (Mestrado Profissional). Faz estágio Pós-Doutoral em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Doutora em Educação Física pela - Ufes. Mestre em Educação Física pela Ufes. Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Vila Velha (2011) e em Ciências Contábeis pela Ufes (2002). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - Proteoria, em que atua nas linhas de pesquisa Formação Profissional, Currículo e Práticas Pedagógicas em Educação e em Educação Física e História da Educação, da Educação Física e do Esporte. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Currículo, Avaliação Educacional e História, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, avaliação, livros didáticos, imprensa periódica, manuais e compêndios escolares

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos