Aplicação de uma sequência didática lúdica e interdisciplinar no desempenho escolar de alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.32915Resumo
Na presente pesquisa, teve-se como objetivo investigar se a aplicação de sequências didáticas interdisciplinares de natureza lúdica auxiliam na aprendizagem de crianças com dificuldades e distúrbios de aprendizagem. O estudo é de caráter qualitativo, tendo como técnica de pesquisa a pesquisa-ação, foi realizada em uma turma de 2° ano do ensino fundamental de uma escola Municipal de Santa Maria, RS. Na turma estudada foram aplicadas duas vezes por semana, durante o ano de 2019, sequências didáticas interdisciplinares de caráter lúdico. No estudo, analisou-se se as práticas pedagógicas interdisciplinares auxiliam no desempenho escolar dos alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Também foram realizadas três avaliações de desempenho dos alunos, formuladas pela pesquisadora professora regente da amostra estudada, contendo questões sobre alfabetização, embasadas teoricamente nas hipóteses de aquisição da escrita de Ferreiro e Teberosky (1991). Os pais ou responsáveis pelos alunos também participaram do estudo, sendo convidados a responder um questionário que investigou questões referentes ao desenvolvimento da criança. O estudo também apresenta resultados referentes às avaliações de desempenho dos alunos e demonstra que houve avanços na aprendizagem da grande maioria dos alunos participantes da pesquisa, porém nem todos se alfabetizaram. Cabe ressaltar que alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem, na maioria dos casos, necessitam, além de aulas interdisciplinares e lúdicas, de tratamento com profissional especializado
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