Histórias em quadrinhos como ferramenta de releitura e produção textual PARA alunos do 4º ano do ensino fundamental

Autores

  • Marilene da Silva Reis Barreto Faculdade Vale do Cricaré
  • Joccitiel Dias da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.33079

Resumo

A pesquisa ressalta o uso das Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do letramento. Participaram deste estudo alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública localizada no sul do Espirito Santo. Seu propósito foi abordar como as histórias em quadrinhos podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de alunos e, para isso, busca-se entender como o uso das histórias em quadrinhos podem favorecer a prática de leitura e interpretação em sala de aula. Os resultados revelaram a potencialidade das Histórias em Quadrinhos (HQs) para despertar o interesse dos alunos, ampliando-lhes habilidades leitoras, avançando no desenvolvimento da criticidade. A partir dessa pesquisa foi elaborado um guia didático com instruções de como produzir uma releitura de filmes infantis no formato de histórias em quadrinhos.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos; Letramento; Processos de leitura; Atividades lúdicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene da Silva Reis Barreto, Faculdade Vale do Cricaré

Licenciada em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins (2011); Licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Jales (2015). Especialista em Educação Infantil e Series Iniciais (2012); Gestão Escolar Integrada (2013); Educação especial inclusiva com ênfase em deficiências (2014). Mestrado em Ciência Tecnologia e Educação pela Faculdade Vale do Cricaré de São Mateus-ES (2020). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy-ES. 

Joccitiel Dias da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1978), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professor aposentado da UFES. Atualmente é professor do Mestrado em Ciências, Tecnologia e Educação do Instituto Vale do Cricaré, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais elásticos, torção de barras cilíndricas, Princípio de Saint-Venant, equações diferenciais elípticas e equações parciais. Atua na Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental, coordenador do Pró - Letramento em Matemática e Linguagem da UFES.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos