O uso das TIC durante a pandemia de covid-19 no ensino de matemática

Autores

  • Valdinei Cezar Cardoso Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jussanã Gomes dos Santos
  • Leydiane Rodrigues dos Santos Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.33608

Resumo

No presente momento, o mundo vivencia uma condição atípica de isolamento social que fez com que a nossa rotina fosse modificada em várias áreas inclusive na educação. Assim, houve a necessidade de utilizar o ensino remoto para dar continuidade ao calendário letivo da rede pública estadual de ensino do estado do Espírito Santo, Brasil, devido ao distanciamento social. Os recursos educacionais digitais desempenharam um papel importante nas metodologias educacionais adotadas. Este trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa e tem por objetivo compreender como o ensino remoto tem modificado as práticas no ensino da matemática em duas turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental, uma municípios de Linhares-ES e outra em São Mateus-ES. Quais os métodos e as ferramentas que têm auxiliado na aprendizagem desta disciplina, no período da pandemia de COVID-19? E como as tecnologias têm influenciado no âmbito escolar? Para alcançar os objetivos, foi realizada uma entrevista com duas professoras de matemática, uma do município de São Mateus e a outra do município de Linhares, onde relataram como está sendo trabalhar de forma remota e quais  os desafios enfrentados neste período. Como resultado, temos que  as ferramentas mais usadas  foram: Google Sala de Aula, Google Meet, Whatsapp, vídeos do YouTube e Formulários Google. Foi constatado também que o ensino remoto influenciou de aneira considerável as práticas educacionais das docentes, quebrando os paradigmas existentes antes da pandemia sobre o uso das tecnologias na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Valdinei Cezar Cardoso: Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada do CEUNES/UFES. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica da UFES.

Jussanã Gomes dos Santos

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES). Professora da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo (2018-). Discente de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEUNES/UFES).

Leydiane Rodrigues dos Santos Gonçalves

Leydiane Rodrigues dos Santos Gonçalves:Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (CEUNES/UFES). Professora da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo. Discente de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEUNES/UFES).

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Artigos