Critérios Utilizados na Escolha do Livro Didático de Química por Professores da Educação Básica de Itacoatiara/AM

Autores

  • Jean Michel dos Santos Menezes Universidade Federal do Amazonas
  • Bárbara Samanta Almeida Pereira Universidade Federal do Amazonas
  • Jelmir Craveiro de Andrade Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.34127

Resumo

Tendo em vista que o livro didático se constitui ainda como um dos principais recursos didáticos utilizados pelos professores da Educação Básica, esse instrumento apresenta papel fundamental na escolha e evidência dos conteúdos a serem abordados nas aulas de Química. A discussão acerca da qualidade do livro didático ocupa papel de destaque no debate de políticas públicas voltadas à educação. Assim, objetivou-se com esta pesquisa identificar quais critérios os professores da Educação Básica de Itacoatiara/AM utilizam na escolha do livro didático de Química. Como participantes da pesquisa tivemos 10 professores de Química atuantes nas escolas públicas do município. Os dados foram coletados por meio de um questionário e uma entrevista semiestruturada. Pela análise dos dados foi possível perceber que os principais critérios utilizados pelos docentes estavam relacionados com a linguagem didática contida nos livros, a quantidade e qualidade dos exercícios neles contidos e a contextualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Michel dos Santos Menezes, Universidade Federal do Amazonas

Docente do Ensino Superior do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Itacoatiara. Mestre em Ensino de Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Bárbara Samanta Almeida Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de graduação do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Jelmir Craveiro de Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciado em Química pela Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO).

Downloads

Publicado

30-06-2021

Edição

Seção

Artigos