Estudo da abordagem da eletrostática em livros didáticos brasileiros de física dos últimos cem anos

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DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.34623

Resumo

Os livros didáticos constituem importante fonte de pesquisa sobre o passado da Educação, em termos da influência política, do currículo prático, das metodologias educacionais de cada época, entre muitos outros aspectos. Neste texto, apresentamos a análise de livros didáticos de Física de nível secundário utilizados no Brasil ao longo dos últimos cem anos, especificamente no tema Eletrostática. Os subtemas enfocados foram quatro: cargas elétricas; materiais e processos de eletrização; lei de Coulomb e distribuição das cargas; campo elétrico. Os livros foram escolhidos de forma a contemplar todos os diversos períodos paradigmáticos identificáveis na literatura. Nossa análise descritiva buscou contemplar os principais aspectos mencionados como mais importantes na avaliação e na seleção de livros didáticos. Observada a abordagem do tema Eletrostática, vimos que os livros essencialmente não diferiam das características paradigmáticas da época em que foram produzidos e publicados, e das influências contemporâneas a que foram expostos. Porém, ao longo destes 100 anos, os livros de Física não parecem ter atingido o objetivo de tornar a aprendizagem da Física mais estimulante, associando o sucesso do estudante na disciplina à compreensão de fenômenos naturais e sociais.

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Biografia do Autor

Daniel Perdigão, Universidade de Brasília

Doutor em Ensino de Ciências (Universidade de São Paulo). Professor na Universidade de Brasília.

Michelle Zampieri Ipolito, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências (Medicina) pela Universidade Federal de São Paulo. Professora da Universidade de Brasília.

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Publicado

30-12-2021

Edição

Seção

Artigos