Sala de aula invertida

análise de experiência sobre o ensino/aprendizagem de bioquímica na graduação

Autores

  • William Pereira Santos Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF)
  • Fernando Teixeira Gomes Centro Universitário Academia - UniAcademia https://orcid.org/0000-0001-6023-4827

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.35021

Resumo

Métodos ativos de ensino têm sido adotados na formação de profissionais de diferentes áreas, estimulando o pensamento crítico e melhorando o processo de ensino-aprendizagem. O formato de “sala de aula invertida” é uma ferramenta de aprendizagem que combina a preparação do aluno, que assume postura mais ativa, tornando-se o agente principal e (co)responsável pela sua aprendizagem, diferente do modelo tradicional de ensino que centra-se na transmissão unilateral do conhecimento, mostrando algumas deficiências no processo de ensino / aprendizagem. O presente relato de experiência tem como objetivo observar e avaliar a inserção da “sala de aula invertida” como metodologia ativa aplicada ao ensino de Bioquímica, com o intuito de sensibilizar os alunos a se aproximarem e desenvolverem habilidades que auxiliem na compreensão de conteúdos propostos e despertar o interesse dos mesmos para áreas ditas complexas e, por vezes, abstratas, além de investir na formação dos futuros docentes. O diálogo entre os resultados obtidos na atividade prática e o contexto, mediado por uma parceria colaborativa entre grupo instrutor e professor, sob a proposta crítico-reflexiva desencadeada pela metodologia ativa de “sala de aula invertida”, transformou o panorama do ensino superior, melhorando o processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Pereira Santos, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF)

Biólogo. Especialista em Citologia Clínica. Citotécnico pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Especialista em Citopatologia pela Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC). Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF). Minas Gerais, Brasil.

Fernando Teixeira Gomes, Centro Universitário Academia - UniAcademia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Presidente Antônio Carlos, professor adjunto do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Biologia Celular, Bioquímica e Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição mineral e alelopatia de compostos do metabolismo secundário.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Edição

Seção

Relatos de experiência