Intervenções Pedagógicas sobre o cotidiano mediadas por tecnologia

um estudo de caso sobre ensino de Arte e Matemática durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Camila Honorio Alves CEUNES/Mestranda
  • Elisangela Pereira Barbosa
  • Leydiane Rodrigues dos Santos Gonçalves
  • Jefferson Duarte Pacheco
  • Jussanã Gomes dos Santos
  • Otávio Benincá Toscano
  • Andrea Brandão Locatelli

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.35807

Palavras-chave:

cotidiano; tecnologia; formação de professores; educação

Resumo

Este estudo objetiva analisar duas intervenções construídas numa perspectiva de mediação para o ensino das disciplinas de Arte e Matemática, recorrendo aos instrumentos tecnológicos para o seu desenvolvimento e o tema do cotidiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo desenvolvimento ocorreu por meio de um estudo de caso descritivo. Quanto aos processos escolhidos para o caminho metodológico, incluímos: entrevista aos professores que realizaram a intervenção pedagógica e os registros das atividades desenvolvidas pelos alunos. Ao final das análises concluímos que diante do cenário da Covid 19, o papel do professor modifica-se em propostas presenciais, online ou híbrida, sendo fundamental uma remodelagem de suas abordagens em cada cenário para uma melhor adaptação e aprendizagem do discente, além de considerarmos a relevância de práticas colaborativas e com abordagem do cotidiano dos alunos.  Este estudo objetiva analisar duas intervenções construídas numa perspectiva de mediação para o ensino das disciplinas de Arte e Matemática, recorrendo aos instrumentos tecnológicos para o seu desenvolvimento e o tema do cotidiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo desenvolvimento ocorreu por meio de um estudo de caso descritivo. Quanto aos processos escolhidos para o caminho metodológico, incluímos: entrevista aos professores que realizaram a intervenção pedagógica e os registros das atividades desenvolvidas pelos alunos. Ao final das análises concluímos que diante do cenário da Covid 19, o papel do professor modifica-se em propostas presenciais, online ou híbrida, sendo fundamental uma remodelagem de suas abordagens em cada cenário para uma melhor adaptação e aprendizagem do discente, além de considerarmos a relevância de práticas colaborativas e com abordagem do cotidiano dos alunos.  

 

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Publicado

21-12-2023

Edição

Seção

Relatos de experiência