Educação para a sexualidade no primeiro ano do ensino médio

uma abordagem prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.36005

Resumo

Falar sobre sexualidade ainda é um tabu, mas a importância de um diálogo responsável sobre educação para a sexualidade para jovens se mostra muito necessária. Essa pesquisa buscou identificar como que a sexualidade é percebida pelos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola de Brasília, e quais são as suas dúvidas mais comuns. Com essas questões foi preparada uma aula e averiguou-se de onde vem a informação que possuem sobre o assunto. Os dados obtidos foram analisados por análise de conteúdo e mostraram estudantes interessados pelo tema e participação ativa durante a aula, ainda que tímidos. A educação para a sexualidade ainda possui muitas barreiras que precisa atravessar, mas o tema se desenvolve.

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Biografia do Autor

Ana Júlia Lemos Alves Pedreira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela UnB; Mestre em Ecologia (UnB), Especialista em ensino a distância (CEAD/ UnB) e Graduada em Ciências Biológicas pela UFV (Universidade Federal de Viçosa). Docente na Educação Básica por 18 anos e atualmente professora na UnB no Núcleo de Educação Científica (NECBio) / Instituto de Biologia, e professora orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio/ UnB). Atua nas seguintes áreas: ensino de Ciências, ensino de Biologia, formação de professores, recursos didáticos e ensino de Ciências em Classe Hospitalar. 

Karoline Queiroz Rocha Moura

Licenciada em ciências biológicas - Universidade de Brasília (2020) / National University of Ireland Galway (2016).

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Publicado

30-12-2021

Edição

Seção

Artigos