Sobre Luísas

uma experiência de teatro-cinema durante o cenário pandêmico de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36202

Resumo

Em uma pandemia cujo protagonista é o coronavírus (COVID-19), as restrições sanitárias nos inspiraram a reinvenções artísticas, dentre elas, um teatro-cinema coletivo de onde nasce a obra Sobre Luísas. Por meio de um processo criativo e alternativo no ano de 2021, outros protagonismos foram possíveis, inspirando a estratégias de concepção em que o respeito pelos limites e cuidados protocolados se fizesse presente com as respectivas participações. Assim, de um dos ciclos de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro, a arte é defendida e ressignificada ao longo desse difícil tempo, valendo sobremaneira o registro e o compartilhamento da obra desenvolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace Araujo de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e doutorando em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área Contemporaneidade e Processos de Subjetivação, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). Possui graduação em Licenciatura Plena em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Curso Técnico Profissionalizante em Administração pelo Colégio Casimiro de Abreu (COCA). Atualmente é docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Patrimonial, no Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos (IPN) e dos Cursos Técnicos do Colégio FLAMA. Pesquisador do PVP Migrantes (CAPES-COFECUB), do Laboratório AfeTAR (UERJ), do Grupo FRESTAS (UNIRIO) e do Observatório de Carnaval (OBCAR-UFRJ), é também pós-graduando em Patrimônio Cultural no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Artista-bailarino profissional (Sindicado dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro – SPDRJ) e com formação pelo Centro de Artes Nós da Dança (CAND), compõe a Companhia Aérea de Dança desde 2003, traçando uma trajetória artística e acadêmica, cujo enfoque se direciona aos estudos de arte, sociedade e cultura.

Ribamar Arruda Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ribamar Ribeiro é ator, diretor, dramaturgo, produtor, professor e sonoplasta. Possui Licenciatura em Artes Visuais e é mestrando em Artes na UERJ. Já escreveu e dirigiu mais de 50 espetáculos teatrais. É diretor artístico e um dos fundadores de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro e da CTI - Comunidade Teatral Independente. Como ator já trabalhou com André Paes Leme, Marília Martins, José da Costa e Nanci de Freitas e Antônio Abujamra. Possui mais de 40 prêmios em todo o Brasil. Professor da FUNARTE, SENAC Rio e SESC Rio. Ministrou oficinas e palestras nas Universidades: UNIRIO, UFBA, Universidade Rural e Estácio de Sá; e também em festivais internacionais: Lima - Peru, França e Alemanha. Em 2006 dirigiu o musical sobre samba: "É Isso Aí, Irajá!", de Nei Lopes. Em 2013 escreveu e dirigiu "Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro" vencedor do Prêmio Montagem Cênica do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em 2015 recebeu o Prêmio Internacional do Festival Internacional de Teatro Latino-americano em Lima no Peru como diretor e dramaturgo pela pesquisa de linguagem. Participa do festival Santiago a mil na Comitiva Brasileira do Ministério da Cultura no Chile. Em 2018 foi jurado do Concurso de Dramaturgia para Infância e Juventude - FUNARTE - 2018. Em 2020 participou do Laboratório de Direção Cênica do X FESTEPE - Festival Internacional de Teatro y Performance em Chancay - Lima - Peru. Como dramaturgo, foi selecionado para as publicações com os seus textos: "Cenas do Confinamento", "Escrita Criativa - UERJ" e "Festival de Peças de Um Minuto" de Os Parlapatões. A sua performance "Arquivo Vivo" foi apresentada na UERJ, UFRJ / EBA e na PUC Rio.

Downloads

Publicado

19-11-2021