“Vamos traduzir?” Uma proposta de atividade investigativa sobre síntese proteica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36564

Palavras-chave:

pesquisa de intervenção pedagógica; ensino por investigação; jogo digital.

Resumo

O ensino e aprendizagem sobre síntese proteica não é trivial. Considerado assunto abstrato e de difícil compreensão pelos alunos e para os professores é necessário ter um domínio do assunto e recursos didáticos diferenciados. Assim, o objetivo do trabalho é descrever uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre síntese proteica para o ensino médio, e como percurso metodológico a abordagem de pesquisa qualitativa e do tipo intervenção pedagógica. A SEI é composta de quatro etapas, baseadas no ensino por investigação:  motivação, problematização e levantamento de hipóteses com uso de kit didático com os componentes da síntese proteica; resolução do problema/investigação; conclusões e sistematização do conhecimento e por fim, o aprofundamento do assunto com uso de um jogo digital sobre os aminoácidos. Dessa forma, a SEI pode ser uma alternativa ao modelo tradicional de ensino da síntese proteica no ensino médio e apresenta como potencialidade o trabalho em equipe, a leitura, resolução de problemas, argumentação, comunicação oral, pensamento científico e crítico.

Palavras-chaves: pesquisa de intervenção pedagógica; ensino por investigação; jogo digital.

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Biografia do Autor

Jeane Pignaton Agostini, UFES/CEUNES

Professora da Secretaria do Estado de Educação e Mestranda do Programa de Pós graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES – CEUNES).

Débora Barreto Teresa Gradella, UFES/CEUNES

Professora Associada do Departamento de Ciências da Saúde do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, PROFBIO.

Viviana Borges Corte, UFES/GOIABEIRAS

Professora permanente PROFBIO. Professora associada no Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Espírito Santo, campus Goiabeiras.

Juliana Castro Monteiro Pirovani, UFES/CEUNES

Professora associada do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (CEUNES), Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Permanente do Programa de Pós graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES – CEUNES).

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Publicado

27-10-2022