Acarajé

Aprendendo Botânica numa Dimensão Cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36664

Palabras clave:

E-book; Ensino; Cultura; Cegueira botânica.

Resumen

Ensino de Botânica tem se mostrado de baixo interesse pelos discentes, em especial pela linguagem científica e falta de informação sobre sua relevância e utilização dos seus conteúdos no cotidiano. Além da botânica, para a maioria da sociedade, há carência de informações de diversos assuntos, o que pode gerar equívocos e problemas de relacionamentos interpessoais, como o preconceito e a intolerância. Pensando na disseminação do ensino de Botânica e da Cultura, em destaque a afro-brasileira, o estudo teve como objetivo elaborar e-book sobre uma receita típica para utilização no ensino de Botânica, e como material complementar aos livros didáticos, visando minimizar a Cegueira Botânica e contribuir para valorização da diversidade cultural. Para criação da estrutura do e-book foram utilizados o Canva (on-line) e o PowerPoint. Para elaboração do texto foi realizada a receita de acarajé, a descrição dos seus elementos botânicos e leitura de artigos sobre culinária ritualística afro-brasileira.  Na capa buscou-se trazer elementos que retratem o acarajé, pois o conteúdo deste trabalho gira em torno dele. Páginas de apresentação e introdução instigam os leitores a conhecerem o e-book, explicando como foi realizado e sobre o assunto abordado. Páginas seguintes fornecem receita de acarajé; informações de cada vegetal presentes na receita, que podem ser utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem do conteúdo de Botânica e alfabetização científica; e página com curiosidades sobre a cultura afro-brasileira e o acarajé. Em consonância com o tema transversal Pluralidade Cultural, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, o e-book apresenta caráter interdisciplinar e evidencia a Pluralidade Cultural, e apresenta-se como potencial recurso didático digital, e como subsídio para ensino de Botânica numa dimensão cultural, valorizando elementos do cotidiano do aluno. Portanto, a utilização de um prato típico como base para processo de ensino e aprendizagem de Botânica foi satisfatória, pois apresentou diversas vertentes.

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Publicado

27-10-2022