PAULO FREIRE VIVO

liberdade e educação na pandemia e no ensino de teatro

Autores

  • Fernando Antônio Fontenele Leão Universidade Federal do Sul da Bahia
  • João Batista de Albuquerque Figueiredo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.37058

Resumo

A Pandemia de Covid-19 tem nos exigido mudanças de hábitos para atender a medidas sanitárias. Essa situação tem gerado posições divergentes na sociedade entre quem se dispõe a cumprir as diretrizes e entre quem reivindica liberdade para agir como bem entender. Discussões sobre liberdade passam a ser comumente vistas em postagens de redes sociais e em manifestações de rua. Mas de que tipo de liberdade essas pessoas estão falando? E o que essa liberdade tão falada hoje tem a ver com a liberdade que discutimos constantemente com as/os estudantes na práxis diária, de base freireana? Esse texto, então, parte de um assombro: como a palavra liberdade pode ser empregada para embasar posturas completamente opostas? Discutiremos o tema da liberdade, em Paulo Freire, em diálogo com uma experiência concreta de ensino-aprendizagem, com estudantes de Licenciatura em Teatro, do IFCE. Na disciplina Metodologia do Ensino em Teatro, a turma organizou e realizou uma ação de extensão universitária, com atividades de arte/educação, em um território camponês, na Chapada do Apodi, Ceará, com base numa perspectiva libertadora. A experiência apresenta um caminho possível para a construção do que Freire considera ser uma educação como prática da liberdade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antônio Fontenele Leão, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor Assistente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), no Campus Paulo Freire (CPF). Coordenador do Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias (CPF/UFSB). É doutorando no PPG em Educação, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Possui graduação em Licenciatura em Teatro (IFCE), graduação em Tecnologia em Artes Cênicas (IFCE), especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo (UFCA) e mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB).

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Possui Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Pós Doutorado em Educação sobre Dialogicidade Freireana (PNPD - Capes - 2018).

Downloads

Publicado

19-11-2021