Os desafios da EJA em tempos de pandemia

com a palavra os imigrantes haitianos em Chapecó – SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.37207

Palavras-chave:

EJA; Imigrantes Haitianos; Desafios da aprendizagem; Covid-19.

Resumo

A educação no contexto da pandemia global do novo Corona Virus Disease (COVID-19) está marcada na história como um período tomado por dúvidas, angústias e incertezas. O cenário de desespero sanitário, econômico e social brasileiro tem provocado reflexões e exigido mudanças intempestivas no modelo de educação que costumávamos chamar de normal. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tem como princípios, entre outros, o respeito às diversidades e às especificidades dos estudantes, assegurando não apenas o acesso mas, também, a permanência, o sucesso e o êxito, sofreu grande impacto com a pandemia. Estudos como os de Cunha, Neves e Costa (2021), Fantinato, Freitas e Dias (2020), Cunha Júnior, Mateus, Lima e Menezes (2020), Silva, Freitas e Almeida (2021), entre outros, vem apresentando reflexões que auxiliam na compreensão, mesmo diante de um cenário de incertezas, do fenômeno educacional em estudo. Nesta direção, esta pesquisa teve como objetivo apresentar e analisar os desafios enfrentados por estudantes imigrantes haitianos da EJA na rede municipal de ensino no município de Chapecó -SC em tempos de pandemia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa. Foi feito uso de referenciais teóricos, análise documental e coleta de dados empíricos por meio de entrevistas. Como resultados aponta-se que a presença física em sala de aula é fundamental para os estudantes haitianos compreenderem, especialmente, as articulações necessárias entre a língua portuguesa e as atividades propostas pelos professores. As relações com os colegas de sala e com os professores também se destacaram como fundamentais para o alcance do papel da EJA para os imigrantes haitianos que estudam na rede municipal de educação chapecoense.

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Biografia do Autor

Roberta Pasqualli, IFSC

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ (2005), Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNOCHAPECÓ (2008), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Educação a Distância. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil.

Liliane Scortegagna da Silva

Especialista em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional

Vitor Gomes da Silva, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Doutor em Ciências da Religião

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Publicado

26-12-2022