Uma experiência com a multimodalidade e a leitura de imagens na formação continuada de professores da educação básica

Autores

  • Beatriz Andrade dos Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Campus de Pau dos Ferros/CAPF
  • Maria Jocelma Duarte de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • Diana Maria Leite Lopes Saldanha Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37567

Palavras-chave:

Multimodalidade, Leitura de Imagens, Formação de Professores

Resumo

Configura-se como proposta desse trabalho a multimodalidade no campo da leitura, ressaltando, a princípio, alguns aspectos conceituais, as formas com que a multimodalidade está presente na nossa sociedade, bem como a importância dessa formação na perspectiva multimodal para os formadores. Utilizamos como principais referências: Amarilha (2010), Rojo (2019), Graves; Graves (1995). Adotamos a pesquisa qualitativa, e como instrumentos da pesquisa a observação e o diário de bordo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores da “Escola Municipal 04 de Outubro”, situada na cidade de José da Penha, interior do Rio Grande do Norte, que participaram da oficina A multimodalidade e a leitura de imagem: estratégias de mediação de leitura literária durante o ensino remoto. Os resultados apontam que a oficina contribuiu para o redimensionamento da prática dos professores, bem como a importância da formação continuada com vistas ao diálogo com as discussões vigentes e as necessidades que surgem no cotidiano de professores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Andrade dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Campus de Pau dos Ferros/CAPF

Aluna do programa de pós-graduação em Ensino-PPGE, Especialista em  Psicopedagogia Clínica e institucional (FAVENI), professora da Educação Básica.

Maria Jocelma Duarte de Lima , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Aluna do programa de pós-graduação em Ensino-PPGE, Especialista em Políticas e Práticas da Educação Escolar (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN), professora da Educação Básica.

Diana Maria Leite Lopes Saldanha , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN), professora na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Referências

AMARILHA, Marly. A multimodalidade na formação do leitor contemporâneo. Mesa redonda A formação do leitor no século XXI. Anais da 62ª Reunião Anual da SBPC - Natal, RN - julho/2010. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/mesas_redondas/MR%20Marly%20Amarilha.pdf. Acesso: 20/08/2021.

BERNARDI, Dalmira Inês; ARAÚJO, Ubirajara Inácio de. Charge e tirinha: uma experiência de leitura de imagem em sala de aula no ensino médio.In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_port_artigo_dalmira_ines_bernardi.pdf Acesso: 20/08/2021.

CARNEIRO, Francisca Negreiros; ALVES, Antônio Wellington. Gêneros textuais, leitura e novas tecnologias. In: Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GRAVES, Michel F.; GRAVES, Bonnie B. The scaffolded reading experience: a flexible framenwork for helping students get the most out texte. In: Reading, UK: Blackwell Publishers e The United Kingdon Reading Association, 1995.

OLIVEIRA, Sara. Texto visual e leitura crítica: o dito, o não dito e o omitido. Linguagem & Ensino. Pelotas, RS: EDUCAT, vol.9, nº 1, 15-39, 2006.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho. 2.ed. Novo Hamburgo:Feevale, 2013.

RIBEIRO, A. E. Faces da leitura no século XXI: questões de multimodalidade e “poder semiótico”. In: Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021. P. 19-38.

ROJO Roxane. Letramentos. In: Letramentos, mídias, linguagens/Roxane Rojo, Eduardo Moura. - 1.ed. - São Paulo: Parábola, 2019.

SILVA, Renato Caixeta. Implicações de se assumir a multimodalidade nos estudos de linguagem. In: SILVA, Renato Caixeta; QUEIROZ, Lizainny Aparecida Alves. Multimodalidade e discursos (Orgs.) São Paulo: Pimenta Cultural, 2021

SOUZA, Ana Paula Santos de. A construção de sentidos do gênero meme à luz da LSF. In: Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9. ed. – São Paulo: Cortez, 2010.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

VILLARDI, Raquel. Gostar de ler: um diagnóstico. In.: Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. QualytiMark: Rio de Janeiro, 2006.

Downloads

Publicado

18-08-2022