A relevância do ensino de ciências nas perspectiva de educadores do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.37910

Palavras-chave:

Ensino de Ciência; Educação; Criticidade

Resumo

Considerando a prospectiva histórica do Ensino de Ciências no Brasil, assim como as necessidades de desenvolvimento nas áreas sociais, culturais, econômicas e políticas, justifica-se a relevância de uma formação científica desde as séries iniciais. Assim, a área da Ciência pode ser constituída como fundamental e necessária no currículo escolar, principalmente de alunos de anos iniciais, pois possibilita a apropriação de conhecimentos e informações sobre a natureza das ciências, o que favorece o reconhecimento do indivíduo como ser social, além de contribuir para um posicionamento crítico e a busca de soluções diante de situações vivenciadas no dia a dia. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo verificar o ponto de vista de educadores de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Codó/Maranhão sobre a relevância do ensino de Ciências, assim como sua aplicação nos anos iniciais do nível fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, em que foi aplicado um questionário com os professores dos anos iniciais. Diante da análise realizada, entende-se que o Ensino de Ciência é de extrema relevância para o processo de ensino e aprendizagem, mas para isso é necessário que o professor forneça meios eficazes para que os alunos possam alcançar o conhecimento nessa área de ensino.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Batista da Silva , UFMA

Graduada pela Universidade Federal do Maranhão Campus - Codó (MA) em Licenciatura em Pedagogia; Pesquisadora sobre Quebradeiras de Coco Babaçu; Etnomatemática; Utilização de Matemática por Quebradeiras de Coco Babaçu no cotidiano em práticas extrativistas e derivação do Coco Babaçu, assim como a influência da Cultura para que Filhos e Filhas de Quebradeiras utilizem a Matemática de acordo com suas experiências culturais.

Cecília Araújo Flor

Graduada pela Universidade Federal do Maranhão Campus - Codó (MA) em Licenciatura em Pedagogia.

Aziel Alves de Arruda, UFMA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2000), graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade Entre Rios do PIAUÍ (2014), graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Faculdade de Educação Física de Barra Bonita - FAEFI (2018), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Alfa (2015), Especialização em Formação de Educadores pela Universidade Federal Rural de Pernambuco ( 2000) , mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais pela Universidade Católica de Pernambuco (2008) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2015) Revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Campus Codó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, Educação Matemática e Formação de Professores.

Ricarte Tavares, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciatura em Química, Especialista no Ensino de Química (2017), Mestrado em Ciências na área de Química Orgânica pela Universidade Federal de Alagoas (2019), doutorando em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor de Bioquímica da Universidade Estadual de Alagoas (UFAL), onde leciona no curso de Zootecnia do Campus II, Santana do Ipanema (Alagoas). Pesquisador na área de Ensino de Ciências com alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, além disso, pesquisador na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica.

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Publicado

26-12-2022