Multimodalidade em livros acadêmico-científicos:

o uso de características tipográficas em capas e sumários

Autores

  • Mariana Oliveira Martins de Arruda Universdiade Federal do Piauí
  • Maria Eduarda Sousa Santos Universidade Federal do Piauí
  • Vânia Soares Barbosa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37956

Palavras-chave:

Multimodalidade, Tipografia, Livros didáticos

Resumo

A tipografia tem se destacado como um modo semiótico nas últimas décadas (VAN LEEUWEN, 2006). Tendo isso em mente, esta pesquisa teve como objetivo investigar o possível processo de visualização (BEZEMER; KRESS, 2009) que vem ocorrendo nas capas e sumários de livros acadêmico-científicos. Para tanto, selecionamos 21 livros acadêmicos da área de Linguística Aplicada, publicados entre 2000 e 2020, e analisamos a tipografia presente em suas capas e sumários com base nas características descritas por van Leeuwen (2006) e Serafini e Clausen (2012). Os padrões encontrados mostram o aumento do uso das cores, regularidade e aspectos informais tanto nas capas quanto nos sumários. Conclui-se que o processo de visualização diagnosticado por Bezemer e Kress (2009) também está ocorrendo na tipografia das capas e sumários dos livros analisados. Assim, entendemos que novos potenciais estão sendo alcançados com o uso das características das fontes na produção de significados e que isso provavelmente terá impacto nas próximas gerações de alunos e de professores.

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Biografia do Autor

Mariana Oliveira Martins de Arruda, Universdiade Federal do Piauí

Licenciada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e integrante do Grupo de Estudos em Multimodalidade, Tecnologia e Educação (GEMTE). Participou do Programa de Iniciação Científica (ICV) entre 2019 e 2021 com pesquisas em Multimodalidade, as quais eram focadas em materiais didáticos de língua inglesa, imagens e tipografia.

Maria Eduarda Sousa Santos, Universidade Federal do Piauí

Formada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e integrante do Grupo de Estudos em Multimodalidade, Tecnologia e Educação (GEMTE). Participou do Programa de Iniciação Científica (ICV/PIBIC) de 2018 até 2021 com pesquisas em Multimodalidade, as quais eram focadas em materiais didáticos de língua inglesa, revistas digitais e picturebooks infantis. Também atuou como professora do programa Idiomas Sem Fronteiras (NucLi - UFPI) entre 2019 e 2020.

Vânia Soares Barbosa, Universidade Federal do Piauí

Vânia Soares Barbosa é doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Birmigham, Inglaterra. Atua como professora Adjunta na Coordenação de Letras Estrangeiras, na Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de língua inglesa e formação de professores, leitura, história da língua inglesa, multimodalidade e multiletramentos. Coordena o Grupo de Estudos em Multimodalidade, Tecnologia e Ensino – GEMTE UFPI. Seus interesses de pesquisa são principalmente: ensino de línguas estrangeiras, análise e produção de materiais didáticos, semiótica social /multimodalidade e tradução intersemiótica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5816-1064.

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Publicado

18-08-2022