Prática de construção de jogos digitais

uma experiência marcante no Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.37984

Palavras-chave:

programação, Scratch, educação básica, novo ensino médio

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência, realizado em uma turma de 2ª Série do Ensino Médio. Utilizando a programação com o Software Scratch como ferramenta para o ensino de ciências exatas na educação básica, por meio da construção de jogos digitais em 2D. O objetivo deste trabalho é fornecer aos professores um material de consulta com boas informações e que descreva as etapas percorridas durante a construção dos jogos, bem como os pressupostos teóricos. Esperamos que sirva para o incentivo ao uso das novas tecnologias na educação básica.

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Biografia do Autor

Roger Trindade, CEUNES/UES

Mestre em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFES, 2021), Pós-graduação em PROEJA pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2013) possui graduação em Física (2018) e Matemática (2011) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Professor Efetivo da Prefeitura Municipal de Linhares e Professor de Ensino Médio do SESI/Linhares – DR do Espírito Santo, com interesse em pesquisas voltadas para a Tecnologia na Educação e Astronomia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9776514236560669.

Lúcio Souza Fassarella, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestre em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1998) e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2002). Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5198314059044151

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Publicado

30-06-2022

Edição

Seção

Relatos de experiência