Oficina brincante

uma história pode ser uma brincadeira?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38147

Palavras-chave:

Educação infantil; Brincadeira; Experiência; Aprendizagem inventiva

Resumo

Este artigo parte de uma experiência situada em uma pesquisa, na qual, entre outras ações, foram propostas oficinas com a participação de crianças matriculadas em uma instituição de Educação Infantil, em Vitória/ES, e seus familiares. Este texto analisa, então, um dos encontros da oficina, o qual teve como disparador um texto literário em torno do qual conversas, brincadeiras, aprendizagens e outras trocas puderam emergir. Nesse contexto, e ainda levando em consideração os princípios éticos, estéticos e políticos apresentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (Brasil, 2010), argumenta que a noção de educar-cuidar alinha-se à perspectiva de conhecimento relacional (BELLACASA, 2012) e atravessa a noção de aprendizagem inventiva (KASTRUP, 2007), situando também a noção de experiência colocada por Jorge Larrosa (2019). Embalado pela experiência literária, o artigo apresenta um relato e uma discussão a partir das práticas educacionais situadas na Oficina Brincante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Educação Física pela Facultad de Educación y Salud (FES/IPEF) Argentina. Especialista em Pedagogia do Corpo e da Saúde pela EsEF/UFRGS. Mestre e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela EsEF/UFRGS. Pós-doutora no Programa Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC. Professora Adjunta do Departamento Ginástica do Centro de Educação Física e Deportes da Universidade Federal de Espirito Santo (UFES). Professora da Pós-graduação em Psicologia Institucional (UFES). Participante do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF) da UFES e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade (GEPSS). Tem experiência na área de Educação Física escolar, Estudos antropológicos na Educação Física, Estudos Culturais e Gênero. Metodologia do Ensino. Atuando nos seguintes temas: corpo, gênero, lazer, crianças e brincadeiras.

Janaína Mariano César, Universidade Federal do Espírito Santo

É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/PPGPSI). Como pesquisadora desenvolve seu trabalho na vinculação com a Rede de Estudos de Práticas Conectivas em Políticas Públicas (Conectus). Dedica-se à atuação e estudos relacionados aos processos de produção de subjetividade, processos formativos, ética, processos grupais e clínico-institucionais.

Referências

BELLACASA, M. P. de la. Nothing comes without its world: thinking with care, The Sociological Review, v. 60, n. 2, p. 197–216, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 08 mar. 2022.

CALIMAN, L. V.; CÉSAR, J. M.; KASTRUP, V. Práticas de cuidado e cultivo da atenção com crianças. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 4, p. 166-195, 2020.

CALIMAN, L. V.; RANGEL, V. B.; CÉSAR, J. M.; PATERLLI, M. C.; SIMÕES, A. A. C.; FERNANDES, A. N.; GONÇALVES, L.G. Oficina da palavra: literatura, infância e cultivo da atenção. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 14., p. 1-13, janeiro-março de 2019.

CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os Séculos XIV e XVIII. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

HERBAUTS, A. De que cor é o vento? Tradução Ana Maria Machado. 1. ed. São Paulo: FTD, 2012.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.

KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KASTRUP, V. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 93, Set./Dez. 2005, p. 1273-1288. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 08 mar. 2022.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. 1. ed.; 4. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

PANTALEÃO, M.; KASTRUP, V. Literatura, escrita inventiva e virtualização do eu. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 1, p. 29-48, 2015.

POZZANA, L.; KASTRUP, V. Livração: intervenção de uma oficina de leitura num território habitado pela violência. Em Debate (PUCRJ. Online), v. 8, p. 1-20, 2009.

SILVA, F. H.. Ética: cultivo da ação não centrada. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de Psicologia, 2008.

TOMÁS, C.; FERNANDES, N. Direitos da criança, brincar e brincadeiras. In: TOMÁS, C.; FERNANDES, N. (Orgs). Brincar, brinquedos e brincadeiras: modos de ser criança nos países de língua oficial portuguesa. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2014, p. 13-26.

VARELA, F. Sobre a competência ética. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

Downloads

Publicado

26-12-2022

Edição

Seção

Relatos de experiência