Políticas de Permanência
faces da inclusão de jovens de camadas populares no Ensino Superior Público em um campi do interior do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38362Palavras-chave:
Ensino superior; Políticas de permanência; Juventude.Resumo
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no período de 2020/2021 no âmbito do Programa de Iniciação Científica de uma universidade federal. A preocupação central do estudo foi o de aprofundar conhecimentos sobre os fatores que contribuem para a permanência de jovens das camadas populares que acessam os cursos de graduação desta universidade. A questão norteadora que orientou o processo de investigação foi a seguinte: Que fatores estão envolvidos na permanência dos jovens de camadas populares que acessam os cursos de graduação? A ida a campo foi autorizada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, mas como a situação da pandemia voltou a se agravar a aplicação dos questionários aconteceu no formato online. Pela natureza do objeto e objetivos do estudo, os dados foram analisados a partir da abordagem qualitativa. Dos 130 e-mails enviados aos acadêmicos convidando-os para participarem da pesquisa, houve o retorno de apenas 53 participantes. Após análise dos dados foi possível constatar a relevância que os auxílios e bolsas assumem na permanência dos discentes de camadas populares na universidade, embora o número de ações e programas ainda não seja suficiente para atender a demanda crescente dos que necessitam.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília, 2010b. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007 2010/2010/Decreto/D7234. htm> Acesso em: 22 janeiro. 2021.
______. Decreto-lei nº 6.096 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão da Universidades Federais – REUNI. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2007/Decreto/D6096.htm. Acesso em: 22 de janeiro de 2021.
______. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/lei_12711_29_08_2012.pdf. Acesso em: 22 de janeiro de 2021.
CASTRO. Alda Maria Duarte Araújo. Ensino superior no Brasil: expansão e diversificação. In: CABRAL NETO, Antonio; NASCIMENTO, Ilma Vieira; LIMA, Rosângela Novaes (Orgs.). Política pública de educação no Brasil: compartilhando saberes e reflexões. Porto Alegre: Sulina, 2006. p. 103-146
CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira. A Educação Superior. In: ADRIÃO, Theresa; OLIVEIRA, Romualdo Portela de (orgs.). Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição e na LDB. 2. ed.- São Paulo: Xamã, 2007. p. 73-84
DUBET, François. Qual democratização do ensino superior? Anais...CadernoCrH, Salvador, v.28, n.74, p. 255-265, Maio/Agosto.2015.
GIMENEZ, Felipe; LIMA, Elizeth; MACIEL, Carina. Políticas e permanência para estudantes na educação superior. RBPAE, V.32, n.3, p. 759-781, 2016.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse
Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse> Acesso em: 22/Janeiro/2021
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SILVA, Maria das Graças Martins da; NOGUEIRA, Patrícia Simone. Expansão na educação superior e a política de democratização: avanços e contradições. In: SILVA, Maria das Graças Martins da. (Org.). Políticas Educacionais faces e interfaces da democratização. Cuiabá: EdUFMT, 2011.
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 32 maio/ago. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 NARA MACIEL FALCÃO LIMA, Fabrícia da Silva Pires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.