Educação patrimonial e ensino de história
espaços para valorização da cultura afro-capixaba
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i16.38608Palavras-chave:
Cultura popular; Capixaba; Ancestralidade; Patrimônio Cultural; Educação Patrimonial.Resumo
Resumo: O presente artigo visa a reflexão sobre a constituição histórica da cultura afro-capixaba e seu espaço na educação do Espírito Santo, uma vez que urge a necessidade de dar visibilidade e protagonismo às tradições africanas e capixabas a partir de atividades que valorizem os elementos históricos, sociais e culturais dos saberes ancestrais e sua relação com o patrimônio capixaba. Para tanto, foram usados os conceitos de cultura popular de Chartier (1995) e Arão de Azevedo Souza (2010); identidades culturais de Stuart Hall (2006); tradição oral e ancestralidade, por Michele Schiffler (2016), e por fim, o termo afro-capixaba empregado por Cleber Maciel (2016). Utilizamos como objeto de análise as manifestações culturais do Congo e do Ofício das Paneleiras, reconhecidos como patrimônio cultural imaterial, para exemplificar os sincretismos religiosos e assimilações culturais que formam a identidade cultural do estado. Em seguida, nos baseamos nos conceitos de patrimônio cultural e educação patrimonial, para estabelecer relações entre estes e o ensino de História dos povos africanos no Brasil e suas heranças. Assim, traçamos de forma breve a realidade do ensino dessas culturas, muitas vezes marginalizadas nos espaços formais de ensino. Ao final do artigo propomos duas atividades que valorizem os elementos históricos, sociais e culturais dos saberes ancestrais e sua relação com o patrimônio capixaba, possibilitando, a partir da educação patrimonial no ensino de história, dar visibilidade às tradições africanas e capixabas.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Rosângela Janja Costa. A África e a afro-ascendência: um debate sobre a cultura e o saber. In: SILVA, Cidinha (Org.). Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras. São Paulo: Summus, 2003.
BRASIL. Decreto-lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 01 de outubro de 2021.
BRASIL. Decreto-lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 02 de out. de 2021.
COSTA, Marli Lopes; CASTRO, Ricardo Vieiralves. Patrimônio Imaterial Nacional: preservando memórias ou construindo histórias?. Estudos de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 125 - 131, ago. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epsic/a/T7jwRjYsTwBvyCZjGFcpgWB/?lang=pt>. Acesso em: 13 de set. 2021.
CHARTIER, Roger. Cultura Popular: revisitando um conceito historiográfico. Estudos históricos. Tradução: Aone-Marie Milon Oliveira. Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p. 179 - 192, 1995. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2005/1144>. Acesso em 30 de jun. 2022.
FLORÊNCIO, Sônia R. Rampim. Educação Patrimonial: algumas diretrizes conceituais. In: PINHEIRO, Adson Rodrigo (org.). Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial. Fortaleza: Secultfor/ Iphan, 2015, p. 21-32. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_Cadernos_do_patrimonio_educacao_patrimonial_volI(3).pdf >. Acesso em 30 de jun. 2022.
HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. Disponível em: <https://leiaarqueologia.files.wordpress.com/2018/02/kupdf-com_identidade-cultural-na-pos-modernidade-stuart-hallpdf.pdf >. Acesso em 30 de jun. 2022.
IPHAN. Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. 3 ed. 2008. (Folder Institucional). Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Anexo%201%20PNPI.pdf>. Acesso em: 30 de jun. de 2022.
IPHAN. Portal do IPHAN. Ofício das Paneleiras de Goiabeiras. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/51/>. Acesso em: 02 out de 2021.
IPHAN. Portal IPHAN. Iphan - Espírito Santo: Patrimônio Imaterial. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/es/pagina/detalhes/632> Acesso em: 02 de out. de 2021.
LOPES, Nei. Bantos, Malês e identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
MACIEL, Cleber. Negros no Espirito Santo. In: OLIVEIRA, Osvaldo Martins de (org.). Negros no Espírito Santo. 2ª ed. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016. p. 53 - 166. Disponível em: <https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/MioloLivroNegros_FINAL_BAIXA.pdf>. Acesso em: 30 de jun. 2022.
MARCELINO, Brunna Terra. Se a coisa tá preta, a coisa tá boa: o ensino de história e o patrimônio cultural na formação das identidades dos estudantes negros. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, 2020.
MATOS, Isla Andrade Pereira. Ação Educativa do Museu Afro Brasil: Educação Patrimonial no combate à discriminação étnico-racial. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC). São Paulo, 2013. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=149714>. Acesso em: 30 de jun. 2022.
MERLO, Patrícia. Repensando a tradição: a moqueca capixaba e a construção da identidade local. Interseções. Rio de Janeiro, v. 13 n. 1, p. 29 - 36, jun. 2011. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/4603>. Acesso em: 30 de jun. 2022.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: MEC, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf >. Acesso em: 30 de jun. 2022.
MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje?. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 62, p. 20–31, dez. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rieb/a/WxGPWdcytJgSnNKJQ7dMVGz/?format=pdf&lang=pt >. Acesso em: 30 de jun. 2022.
NICOLE, Braz; et al. As paneleiras de Goiabeiras e a arte de fazer panela de barro. Ensaio etnográfico sobre a cultura do barro. Simbiótica. UFES, v. ún. n. 01, p. 1 - 37, jun. 2012. Disponível em: < https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/4524 >. Acesso em: 30 de jun. 2022.
PET Conexões Cultura UFES. Mangue Escola - PET Conexões Cultura em parceria com o grupo SOS Manguezal. Youtube, 3 ago. 2020. Disponível em: <https://youtu.be/2N6dtFn8Euw>. Acesso em: 20 set. 2021.
QUINTINO, Isabel Cristina de Araújo. O Congo Capixaba como Patrimônio Imaterial: As Festas de São Benedito na Serra e as Bandas de Congo. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) - UNIRIO/ MAST. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/12849?show=full>. Acesso em: 30 de jun. 2022.
SCHIFFLER, Michele Freire. Tradição, Oralidade e Ancestralidade. Feira Literária Brasil - África de Vitória-ES, Vitória, v. 1, n. 2, p. 1 - 12, ago. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/index.php/flibav/article/view/14039>. Acesso em: 18 ago. 2021.
SERAFIM, Nadia Juliana Rodrigues; CAPRINI, Aldieris Braz Amorim. Cultura Imaterial e Formação Docente: o Congo e a Folia de Reis na Serra-ES. Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2020. p. 14 - 25; 45 - 56. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/612 >. Acesso em: 30 de jun. 2022.
SIMAN, Lana Mara de Castro. Práticas culturais e práticas escolares: aproximações e especificidades no ensino de história. História&Ensino, Londrina, v. 9, p. 185-204, out. 2003. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12083/10625>. Acesso em: 30 de set. 2021.
SOUZA, Arão de Azevedo. Debates sobre cultura, cultura popular, cultura erudita e cultura de massa. XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Campina Grande. Anais. São Paulo: Intercom, 2010. p. 1 - 14. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2010/resumos/r23-1573-1.pdf >. Acesso em: 30 de jun. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thayná Escardoa , Mariana Dall' Orto dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.