A prática pedagógica contextualizada no semiárido brasileiro
um olhar sobre o currículo
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.38905Resumo
O objetivo deste ensaio teórico é promover algumas reflexões sobre o currículo na perspectiva da educação contextualizada no Semiárido Brasileiro. A pesquisa visa trazer várias contribuições de teóricos que ao longo dos anos se dedicaram através de pesquisas sobre o currículo e sobre a educação contextualizada no Semiárido. A proposta traz um olhar reflexivo sobre como o currículo é estruturado para atender na maioria das vezes os interesses capitalistas na ótica do pensamento hegemônico, eurocêntrico e dominador que não leva em consideração as particularidades que cada lugar tem como a cultura, as pessoas, a economia, o ecossistema, a história e muitos outros fatores que contribuem para tornar cada lugar uma fonte de conhecimento. O Semiárido Brasileiro carrega em si várias características que o torna uma região singular com características próprias que devem ser levadas em consideração dentro das políticas educacionais brasileiras, uma vez que, os sujeitos que fazem parte dessa região carregam seus saberes, suas culturas e suas experiências de vida como marcas para a posteridade.
Downloads
Referências
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRAGA, Osmar Rufino. Educação e convivência com o Semi-árido: uma introdução aos fundamentos do trabalho político-educativo no Semi-árido Brasileiro. In: KÜSTER, Ângela; MATOS, Beatriz Helena Oliveira de Mello (Orgs). Educação no contexto do Semi-árido Brasileiro. Fortaleza: Konrad Adenauer Stiftung, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 18 de jun. 2022.
CONVIVER. In: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa Digital. Curitiba: Positivo Soluções Didáticas LTDA, 5ª edição, 2010.
MENDES, Durmeval Trigueiro. Ensaios sobre educação e universidade. Organizadores: Maria de Lourdes de A. Fávero, Jader de Medeiros Britto. Brasília: Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
LIMA, E.S. Educação contextualizada no semiárido: reconstruindo saberes, tecendo sonhos. In: RESAB. Educação e convivência no campo: analisando saídas e propondo direções. Juazeiro, Selo editorial RESAB, 2006.p. 35-48.
MALVEZZI, Roberto. Semiárido-uma visão holística. 1ª Ed.-Brasília: Confea, 2007
MARTINS, Josemar da Silva. Anotações em torno do conceito de educação para a convivência com o semi-árido. In: RESAB. Educação para a convivência com o semiárido: reflexões teórico-práticas. Juazeiro: Selo Editorial RESAB, 2006. P. 37-66.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
PATTO, Maria Helena S. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T.A. Queiroz,1996
REIS, Edmerson dos Santos. Educação do Campo: escola, currículo e contexto. Juazeiro-Bahia: ADAC/UNEB-DCHIII/NEPEC-SAB, 2011.
RESAB. Educação para a Convivência com o Semiárido: Reflexões teórico práticas. 2ª Ed. Juazeiro/BA: Secretaria Executiva da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro, Selo Editorial-RESAB, 2006.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 8a. ed. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1985
SANTANA, Tarcila de Oliveira. A neurociência e a inclusão de novos saberes docentes para a prática da educação contextualizada. In: REIS, Edmerson dos Santos. (Orgs.). Anais do IX Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro: Semiáridos, pós-verdade e resistência: lugares e convívios da educação contextualizada. Juazeiro, BA: Universidade do Estado da Bahia. PPGESA, 2020.
SILVA, Adelaide Pereira; MENEZES, Ana Célia Silva; REIS, Edmerson dos Santos. Educação para a convivência com o Semiárido: desafios e possibilidades de um novo fazer. In: ROCHA, Maria Izabel Antunes (Org.). Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SOUZA, I.P.F. de. A gestão do currículo escolar para o desenvolvimento humano sustentável do semiárido brasileiro. São Paulo: Peirópolis, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ANGELICA ALVES MARCELINO DASILVA, Félix Augusto do Carmo Silva, Edmerson dos Santos Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.