A prática pedagógica contextualizada no semiárido brasileiro

um olhar sobre o currículo

Autores

  • Angelica Alves Marcelino da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Félix Augusto do Carmo Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Edmerson dos Santos Reis Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.38905

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é promover algumas reflexões sobre o currículo na perspectiva da educação contextualizada no Semiárido Brasileiro. A pesquisa visa trazer várias contribuições de teóricos que ao longo dos anos se dedicaram através de pesquisas sobre o currículo e sobre a educação contextualizada no Semiárido. A proposta traz um olhar reflexivo sobre como o currículo é estruturado para atender na maioria das vezes os interesses capitalistas na ótica do pensamento hegemônico, eurocêntrico e dominador que não leva em consideração as particularidades que cada lugar tem como a cultura, as pessoas, a economia, o ecossistema, a história e muitos outros fatores que contribuem para tornar cada lugar uma fonte de conhecimento. O Semiárido Brasileiro carrega em si várias características que o torna uma região singular com características próprias que devem ser levadas em consideração dentro das políticas educacionais brasileiras, uma vez que, os sujeitos que fazem parte dessa região carregam seus saberes, suas culturas e suas experiências de vida como marcas para a posteridade.

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Publicado

29-06-2023