De língua estrangeira para língua franca

concepções de professores/as de uma rede pública municipal do norte paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38941

Palavras-chave:

Inglês como Língua Franca; BNCC; Professores

Resumo

Este artigo aborda o inglês como Língua Franca (ILF) e sua correlação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a ótica de professores da rede pública municipal de uma cidade do norte paranaense. Este estudo, de natureza qualitativa, incluiu a aplicação, em 2021, de um questionário com perguntas abertas e fechadas a 16 professores de língua inglesa para crianças de uma rede municipal. Por meio de análise dos temas salientados pelos respondentes, identificamos as seguintes concepções de ILF dos participantes da pesquisa : a) o não conhecimento de inglês promove  exclusão do processo de internacionalização do ensino; b) ILF é visto como um instrumento de comunicação, o qual a língua inglesa não segue um padrão; c) as novas diretrizes da BNCC podem alterar a maneira de ministrar as aulas no que diz respeito às metodologias e ao linguístico; d) as concepções de inglês de acordo com a BNCC podem ajudar a romper a ideia de “falar como um nativo” e focar nas variedades linguísticas; e) há uma lacuna no documento no que se refere ao ensino de língua inglesa para crianças e f) não existe um inglês correto, mas  usos diversos da língua inglesa pelo mundo.  Dessa forma, notamos por meio da análise a necessidade de mais estudos voltados ao ILF em correlação a BNCC. O ILF é uma perspectiva que busca descentralizar o falante nativo de inglês, expor os alunos aos diferentes tipos de ingleses, focar em suas competências comunicativas e incentivá-los

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Biografia do Autor

Flávia Bissi de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM) a nível de mestrado. Suas investigações se concentram na área de ensino-aprendizagem de línguas. Possui graduação em Letras Português/Inglês e Literaturas correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora de língua inglesa no ensino básico - fundamental I - em uma instituição privada.

Marcella Bordini, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Graduação em Letras - Inglês e Habilitação Opcional em Língua e Cultura Francesas pela Universidade Estadual de Londrina (término em 2010). É mestra em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade (2013). Bacharel em Letras - Habilitação em Língua e Cultura Francesas (2019) pela UEL. É graduada em Letras Português-Inglês (2019) pelo Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" (Araras, SP) e Pedagogia pela mesma universidade (2020). Desde 2014, atua no ensino básico - fundamental I, em escolas municipais de Ibiporã/PR, no cargo de professora de língua inglesa. Tem interesse pela temática do inglês como língua franca, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e formação de professores de línguas.

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Publicado

26-12-2022