Aplicação da ferramenta pear deck na criação aulas interativas
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38993Palavras-chave:
Pear Deck; Ensino; AprendizagemResumo
Em decorrência da pandemia da Covid-19, as TDIC’s se tornaram evidentes, provocando diversas mudanças no processo de ensino, além de adaptações necessárias dos docentes em todos os níveis de ensino, durante e pós pandemia. Este artigo apresenta um estudo referente ao uso da ferramenta Pear Deck no ensino presencial, com alunos da disciplina optativa Informática e Educação no Ensino Tecnológico, do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. A ferramenta Pear Deck pode ser utilizada na exposição de conteúdo para disciplinas multidisciplinar, além de permitir que os professores criem momentos de participação, interação, discussão, tornando a aula expositiva mais atrativa e ativa, tanto para professor, quanto para aluno. Desta forma, o presente trabalho, tem como objetivo relatar a experiência da aplicação do Pear Deck, realizada com os alunos do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica na disciplina optativa Informática e Educação no Ensino Tecnológico, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
Downloads
Referências
CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora, 2021.
DECK, Pear. Pear Deck for Google Slides. Peardeck Inc. Disponível em: < https://www.peardeck.com/googleslides> Acesso 20 de Junho de 2022.
DECK, Pear. Pear Deck Handbook for Remote Learning. Peardeck Inc. Disponível em: < https://www.peardeck.com/how-to-handbook>. Acesso 20 de Junho de 2022.
DECK, Pear. Pear Deck for Microsoft. Peardeck Inc. Disponível em: < https://www.peardeck.com/microsoft> Acesso 20 de Junho de 2022.
JAVED, Yasir; ODHABI, Hamad. Active Learning in Classrooms Using online Tools: Evaluating Pear-Deck for Students' Engagement. In: 2018 Fifth HCT Information Technology Trends (ITT). IEEE, 2018. p. 126-131.
MOURA, A. Educação literária mediada por dispositivos móveis através das apps Pear Deck e Nearpord. Universidade de Coimbra, 2020. Disponível em: < https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/89364>. Acesso em: 26 de junho de 2022.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas: Disponível: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 26 de julho de 2022.
NI, Chai Kar et al. Enhancing Malaysian primary pupils' vocabulary skills using pocable game and pear deck. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 19, n. 6, p. 145-160, 2020.
PEREZ, P. L.; BOTTINO, CFS. Quiz mediado por sistemas de resposta dos estudantes como estratégia de ensino-aprendizado. Revista da Universidade Federal Fluminense, v. 23, n. 1, 2020.
OLIVEIRA, Flavia Marcia; DOS SANTOS CRUZ, Rany Raissa; DE ARAÚJO NASCIMENTO, Thiago. Uso das tecnologias digitais no contexto da aprendizagem autodirigida integrada à avaliação formativa alternativa. IntegraEaD, v. 2, n. 1, p. 15-15, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11805>. Acesso em: 26 de junho de 2022.
OKBS, Fábio Fernando; SCHNEIDER, Leonardo. Práticas para promover a aprendizagem móvel em disciplinas do CEPLAN. 2, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sra., Sr., Sr., Profa. Dra.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.