Aplicação da ferramenta pear deck na criação aulas interativas

um relato de experiência

Autores

  • Fernando Paula Ferreira Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Joelma Ferreira dos Santos IFTM
  • Pablo Henrique Bosco Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Paula Teixeira Nakamoto Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i14.38993

Palavras-chave:

Pear Deck; Ensino; Aprendizagem

Resumo

Em decorrência da pandemia da Covid-19, as TDIC’s se tornaram evidentes, provocando diversas mudanças no processo de ensino, além de adaptações necessárias dos docentes em todos os níveis de ensino, durante e pós pandemia. Este artigo apresenta um estudo referente ao uso da ferramenta Pear Deck no ensino presencial, com alunos da disciplina optativa Informática e Educação no Ensino Tecnológico, do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. A ferramenta Pear Deck pode ser utilizada na exposição de conteúdo para disciplinas multidisciplinar, além de permitir que os professores criem momentos de participação, interação, discussão, tornando a aula expositiva mais atrativa e ativa, tanto para professor, quanto para aluno. Desta forma, o presente trabalho, tem como objetivo relatar a experiência da aplicação do Pear Deck, realizada com os alunos do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica na disciplina optativa Informática e Educação no Ensino Tecnológico, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Paula Ferreira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM), na linha Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais. Projeto: Robótica pedagógica utilizando lógica de programação com App Inventor: um estudo de caso no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Orientadora: Dra. Danielli Araújo Lima. Realizou Pós-graduação em Desenvolvimento de Web e Dispositivos Móveis (IFTM - Ituiutaba) com o tema: Rastreamento Particular. Atualmente atua como Professor Efetivo EBTT no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Ituiutaba. Orientador: Daniel Ramos Pimentel Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007). Realizou iniciação científica abrangendo os seguintes temas: Localização de Objetos Móveis em Área Definida (Virtualização).

Joelma Ferreira dos Santos, IFTM

Professora do Ensino Técnico na Unidade Senac de Araxá. Atua como docente ministrando cursos de Qualificação Profissional e Técnico na área de Tecnologia da Informação. Mestranda do Programa Stricto Sensu / Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberaba. Especialista em Gestão de Projeto (Uniaraxá) , Planejamento e Desenvolvimento de Material para Ensino a Distância (UFF) e Bacharel em Sistemas de Informação (Uniaraxá). E-mail: joelma.ferreira@estudante.iftm.edu.br

Pablo Henrique Bosco, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM), na linha, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação Tecnológica e Mudanças Educacionais. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba (2012), Técnico em Eletrônica pelo CEFET - Araxá (2001). Última atuação docente SENAI - Araxá (2016 - 2022).

Paula Teixeira Nakamoto, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. É professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, atuando nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM, no Programa de Pós-graduação em Rede ProfEPT. Atuou como coordenadora no curso de Licenciatura em Computação (2014-2017) e como coordenadora do mestrado ProfEPT IFTM (2017-2021). Tem interesse nas áreas: Tecnologia Educacional, Gamificação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação à Distância e Programação para WEB.

28

Referências

CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora, 2021.

DECK, Pear. Pear Deck for Google Slides. Peardeck Inc. Disponível em: < https://www.peardeck.com/googleslides> Acesso 20 de Junho de 2022.

DECK, Pear. Pear Deck Handbook for Remote Learning. Peardeck Inc. Disponível em: < https://www.peardeck.com/how-to-handbook>. Acesso 20 de Junho de 2022.

DECK, Pear. Pear Deck for Microsoft. Peardeck Inc. Disponível em: < https://www.peardeck.com/microsoft> Acesso 20 de Junho de 2022.

JAVED, Yasir; ODHABI, Hamad. Active Learning in Classrooms Using online Tools: Evaluating Pear-Deck for Students' Engagement. In: 2018 Fifth HCT Information Technology Trends (ITT). IEEE, 2018. p. 126-131.

MOURA, A. Educação literária mediada por dispositivos móveis através das apps Pear Deck e Nearpord. Universidade de Coimbra, 2020. Disponível em: < https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/89364>. Acesso em: 26 de junho de 2022.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas: Disponível: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 26 de julho de 2022.

NI, Chai Kar et al. Enhancing Malaysian primary pupils' vocabulary skills using pocable game and pear deck. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 19, n. 6, p. 145-160, 2020.

PEREZ, P. L.; BOTTINO, CFS. Quiz mediado por sistemas de resposta dos estudantes como estratégia de ensino-aprendizado. Revista da Universidade Federal Fluminense, v. 23, n. 1, 2020.

OLIVEIRA, Flavia Marcia; DOS SANTOS CRUZ, Rany Raissa; DE ARAÚJO NASCIMENTO, Thiago. Uso das tecnologias digitais no contexto da aprendizagem autodirigida integrada à avaliação formativa alternativa. IntegraEaD, v. 2, n. 1, p. 15-15, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11805>. Acesso em: 26 de junho de 2022.

OKBS, Fábio Fernando; SCHNEIDER, Leonardo. Práticas para promover a aprendizagem móvel em disciplinas do CEPLAN. 2, 2021.

Downloads

Publicado

26-12-2022

Edição

Seção

Relatos de experiência